SEO para WordPress

SEO para WordPress

Como obter um bom SEO para WordPress ?

Ao montar a sua estratégia na página, um dos fatores mais importantes para se considerar é o SEO para WordPress. Quando é feito da maneira correta haverá dezenas de visitantes de alta qualidade.

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A verdade é que você não precisa pensar nos motores de busca. Pelo contrário, você precisa pensar na otimização do conteúdo para os seus visitantes.

A maneira segura de ranking nos motores de busca é criar conteúdo que seu público ame.

Ninguém realmente sabe todos os fatores de ranking (há mais de 200 sinais).
Sempre houve muita especulação sobre quais seriam os sinais de ranking e seus pontos fortes para obter um bom SEO para WordPress. Recentemente, porém, o google confirmou através de várias pessoas que há três sinais principais:

    1. Conteúdo – o conteúdo da página, artigo ou o site inteiro

 

    1. Links – A quantidade e qualidade de links para o seu domínio e páginas/posts específicos no seu site

 

  1. RankBrain

O que você precisa pensar para atingir esses três tópicos

  1. Escreva conteúdo para os usuários, não para os motores de busca

Antigamente havia diversas recomendações para escrever conteúdo que tentavam enganar os motores de busca. Muitas dessas sugestões poderiam fazer sentido quando os algoritmos eram simples, mas essas técnicas antigas, entretanto, poderiam ter criado uma experiência ruim para o usuário.

Uma delas era usar as palavras-chave com muita densidade. Você via páginas de sites preenchidas de palavras-chaves que se desejava classificar, inclusive em contextos que não eram apropriados. Isso gerou muitos conteúdos que não faziam sentido, o que criava uma experiência negativa para usuários que buscavam por algo específico. Como o Google procura satisfazer a intenção de busca do usuário, essa experiência negativa era algo que precisava ser tratado. 

Hoje em dia no SEO para WordPress (ou qualquer outro site) você deve focar em escrever conteúdo que interesse aos seus usuários.

Enquanto está escrevendo o conteúdo, esqueça sobre os motores de busca e foque completamente em criar uma experiência positiva para o visitante.

Como sabemos que o Google quer focar 100% no usuário? É uma das primeiras coisas listadas na missão deles #1 – Foque no usuário e todo o resto irá fluir.

  1. Escreva o melhor conteúdo da internet com SEO para WordPress

Quais devem ser nossos objetivos quando escrevemos conteúdo para o site?

    • Queremos escrever conteúdo que atraia as pessoas e não os motores de busca

 

  • Queremos competir com outros sites que já estão classificando as palavras-chaves que desejamos utilizar

Para atingir esses objetivos, você precisará criar conteúdo que vá além da expectativa do usuário e precisa ser melhor do que tudo criado pelos sites que você estiver competindo, porque os usuários querem se sentir maravilhados e impressionados com o seu conteúdo.

Eles querem aprender coisas novas e sair do seu site satisfeitos, sabendo que aprenderam algo de novo, querem poder utilizar os conceitos aprendidos e colocá-los em prática.

Criando bons conteúdos você irá conquistar a confiança dos seus visitantes. Isso será necessário se você quiser eventualmente converter esses visitantes para clientes pagantes.

Escrever o melhor conteúdo da internet não é uma tarefa simples, você precisará investir tempo, pesquisas, experiência e colocar tudo isso em um artigo.

  1. Escreva conteúdo em profundidade

Para escrever o melhor conteúdo da internet, você precisará cobrir um tópico de diversos ângulos e para isso você terá que escrever em profundidade. Estudos mostram que conteúdos mais densos ficam em posições melhores no ranking pelos motores de busca.

Segundo Pandu Nayak, membro técnico do Google, “os usuários frequentemente fazem buscas no google para procurar respostas rápidas, mas pesquisas sugerem que 10% das necessidades diárias de informação dos usuários envolvem aprender sobre um tópico amplo. Por isso hoje estamos apresentando novos resultados de pesquisa, para ajudar os usuários a encontrar artigos detalhados”.

Mas além de criar o melhor conteúdo da internet, por que devemos publicar conteúdos detalhados que cobrem tópicos extensivamente?

Você irá descobrir que o melhor conteúdo terá mais backlinks bons em média. Como sabemos que um dos fatores de rankeamento são backlinks, você definitivamente deve ter certeza que o seu conteúdo seja o melhor.

  1. Use palavras-chaves e (keyprhases)

O Google precisa entender o seu conteúdo antes de classificá-lo. E o modo dele entender o que é seu conteúdo é por meio de palavras-chave e frases-chave.
Siga nossas dicas para isso:

    • Utilize suas palavras-chave na tag <title>

 

    • Preencha as tags <h1> e <h2> nas suas palavras-chave

 

    • Use as palavras-chave nas primeiras e últimas 100 palavras do artigo

 

  • A primeira imagem do seu artigo deve ter um nome que inclua a sua palavra-chave

Recentes algoritmos do Google não exigem mais que você utilize as palavras-chave exatas. Sinônimos e frases-chave no tópico que você deseja classificar também podem ser incluídos no conteúdo. Um exemplo, “Otimização do mecanismo de busca para WordPress” ou “Otimização de WordPress para mecanismos de busca” possuem o mesmo significado final.

  1. Escreva um título que traga curiosidade e cliques

Um título impactante que inclua a palavra-chave é um dos fatores de SEO para páginas em WordPress, mas não é o único propósito dele. As pessoas que estão procurando por resultados olham rapidamente os títulos que aparecem. Geralmente clicam em um dos três primeiros links que aparecem ou no que mais chamar a atenção.

Foque em criar um título chamativo que gere cliques. Se o seu artigo não estiver ranqueando nas primeiras posições, provavelmente está perdendo quantidades significativas de tráfego. Mas um ótimo título permitirá com que você se destaque perante os artigos que estão melhores posicionados.

Há muitas ferramentas que você pode usar para criar títulos impactantes.

Existem pesquisas conflitantes sobre se o Google usa taxas de cliques (CTR) nos resultados dos mecanismos de busca para determinar qual deve ser mostrado primeiro. Alguns dizem que se um artigo em posição mais baixa está recebendo mais cliques do que um artigo em posição mais alta, outros falam que isso é mito.

Somente quando você fizer as pessoas lerem o seu conteúdo você terá resultados.

  1. Escreva uma introdução impressionante que faça com o que os usuários leiam o conteúdo

Se o visitante voltar aos resultados da busca porque não gostaram do seu conteúdo, o Google irá rebaixar o seu artigo. É missão do motor de busca sempre garantir ao usuário os resultados perfeitos para qualquer consulta. Exemplo: Se você fosse o Google e percebesse que os usuários estão gastando muito pouco tempo no primeiro resultado da busca, mas estão gastando mais tempo no segundo resultado, você não argumentaria que o segundo resultado parece ser melhor capaz de atender às necessidades de busca do usuário?

Esses são sensores reais que o algoritmo do Google usa para determinar o conteúdo que melhor satisfaça a consulta do usuário. E é uma razão válida do porque o conteúdo que você publica no seu site precisa ser o melhor de todos.

  1. Inclua conteúdo para manter os usuários envolvidos com o seu artigo

Você nunca deve esquecer que o Google usa sensores como taxa de engajamento, cliques e taxa de rejeição para avaliar a qualidade dos artigos. Você deve estruturar o seu artigo de uma forma que os usuários permaneçam interessados no conteúdo, e deve também incluir material auxiliar para aumentar o engajamento.

Esses tipos de elementos devem ser incluídos em seu conteúdo para aumentar as chances de seus usuários se absterem de ler o seu conteúdo.

    • Escreva frases e parágrafos curtos

 

    • Use tópicos quando necessário

 

    • Use muitos títulos e subtítulos

 

    • Use muitas imagens que complementam o conteúdo que você escreveu. Somente texto corrido dificulta a leitura

 

    • Inclua vídeos relevantes que complementam a postagem. Tanto o clique quanto a visualização do vídeo geram engajamento.

 

    • Inclua pelo menos dois ou três links relevantes que complementam o conteúdo.

 

    • Encoraje os usuários para comentar em suas postagens, isso é um forte sinal de engajamento.

 

  • Inclua conteúdos para download se possível para para aumentar a possibilidade de cliques.
  1. Gaste tempo com a divulgação

Escrever o conteúdo e publicá-lo não é o suficiente para ser ranqueado em uma boa posição. A chance disso acontecer sem nenhum link de entrada para esse conteúdo é bem remota.

Depois de escrever o conteúdo, você precisa de links para ele. Para isso, você precisa usar tanto tempo fazendo divulgação por email e networking quanto você gastou para criar o conteúdo. Na verdade você provavelmente precisará gastar três vezes mais tempo fazendo divulgação do que escrevendo o conteúdo.

Para que as suas postagens obtenham links, precisam ser muito melhores do que o resto, por isso todos os itens citados neste artigo são tão importantes. 

  1. Entenda os conceitos de RankBrain para classificar consultas específicas

Através desse artigo, foi enfatizado como o Google usa sinais para classificar os conteúdos da melhor maneira.

Uma das maneiras pelas quais o Google entende consultas é através das máquinas. RankBrain é um algoritmo de aprendizado de máquina que o Google implementou para entender o significado por trás de algumas consultas complexas.

O que é uma consulta complexa?

Há diversos tipos de consultas complexas, vamos ver um exemplo simples.
A palavra “bateria”:

    • Pode se referir a bateria elétrica;

 

    • Bateria de escola da samba, conjunto articulado dos instrumentos de percurssão;

 

  • Instrumento musical bateria;

Utilizar a palavra “bateria” em uma pesquisa pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes, em tempos diferentes, em regiões geográficas diferentes.

O que o RankBrain e a aprendizagem das máquinas fazem é utilizar exemplos de comportamento para aprender a prever qual resultado de pesquisa é o exato em relação a intenção de pesquisa do usuário. A maneira como isso é feito é adicionar milhares de exemplos no algoritmo e em seguida mostrar o que parecer ser o resultado certo para a pesquisa. O resultado correto é determinado quando o usuário fica satisfeito com uma busca e para de procurar.

Por isso você deve sempre se concentrar em criar o conteúdo perfeito para o tópico de conteúdo sobre o qual você estiver escrevendo.

Um bom SEO para WordPress leva tempo e qualidade.

Otimização de busca não é uma tarefa trivial. É preciso tempo, persistência e muito esforço. Plugins podem te ajudar, mas eles não farão nenhum milagre porque a maioria deles foca no SEO on-page. Mas se você criar uma estratégia completa com os seus esforços de SEO você definitivamente será recompensada a longo prazo, caso necessite de um suporte ou mesmo um trabalho intenso de SEO pode solicitar um help de nossos especialistas em WordPress.