Hospedagem para wordpress

Hospedagem para WordPress

Hospedagem para WordPress

Qual a melhor opção de servidor de hospedagem para WordPress?

Há tantos tipos diferentes de hospedagem para WordPress que pode ser muito difícil escolher o melhor caminho para seu site, mas, ao mesmo tempo, significa que há opções suficientes para que você possa escolher o ajuste perfeito.

Web Hosting

Entre tantas alternativas de hospedagem para WordPress, o servidor Linux acaba sendo a melhor aposta.

Mas quando você não possui os conhecimentos necessários para configurar o servidor ou apenas quer uma vida muito mais fácil, é hora de escolher um plano de hospedagem para WordPress.

Suas principais opções são compartilhadas, servidor privado virtual (VPS), hospedagem dedicada e em nuvem, além de usar uma rede de entrega de conteúdo (CDN).

Enquanto o WordPress trabalha tecnicamente com algumas dessas opções, alguns são melhores do que outros. Especialmente quando você tem um projeto específico em mente.

Para escolher o caminho certo é importante saber a diferença entre cada um destes,

seus pontos fortes e fracos em relação ao desempenho, bem como quanto de “WordPress” esses tipos de hospedagem conseguem lidar. Então, vamos mergulhar em tudo isso agora e descobrir qual é a opção certa para você.

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada manipula sites de todo mundo em um servidor.

Quando uma empresa de hospedagem configura um servidor e adiciona uma conta a ela, uma para cada um de seus clientes. Ao mesmo tempo em que é possível armazenar as contas de clientes no servidor, é chamado de hospedagem compartilhada. Cada cliente administra todos os seus sites em sua conta.

Isso também significa que cada cliente tem que compartilhar o espaço e os recursos do servidor e cada pessoa só tem acesso a uma pequena parte do servidor. A parte que você teria acesso também é limitada.

É como compartilhar uma casa com todos os amigos da faculdade onde todos vocês têm que compartilhar as mesmas comodidades e espaço. É acessível, o que é ótimo enquanto você estuda e só tem um emprego a tempo parcial para apoiá-lo, mas em algum momento, você pode superá-lo e precisar de seu próprio lugar.

Prós

Hospedagem compartilhada ainda pode ser uma ótima opção para determinados sites do WordPress. Alguns dos maiores pontos fortes são:

    • É a escolha mais acessível, muitas vezes tão pouco quanto R$20,00 por mês

 

    • A segurança e a manutenção do servidor são gerenciadas para você

 

    • A maioria das ferramentas que você precisa já estão instaladas para você

 

  • É rápido para começar e mais fácil de usar do que as outras opções

Se você já se deparou com problemas em um plano de hospedagem compartilhada, entre em contato com a equipe de suporte da sua empresa de hospedagem e eles podem lidar com qualquer problema que você tenha para que não precise se preocupar em ser tecnicamente proficiente em ser um administrador do site ou do sistema.

Contras

Embora seja muito mais fácil começar com hospedagem compartilhada, também há muitas desvantagens:

  • A segurança não é garantida – Uma vez que você não conhece os seus vizinhos do servidor, eles podem não tomar as mesmas medidas de segurança que você e se eles forem pirateados, isso pode levar a comprometer todo o servidor e tudo incluído, inclusive seu site. Se você não possui um endereço IP dedicado, seu site pode ir para a lista negra devido a um site diferente no servidor, pois você compartilharia um endereço IP.
  • Você tem acesso limitado às configurações – Com hospedagem compartilhada, muitas vezes você não possui acesso à raiz, alguns arquivos estão ocultos e você pode não conseguir acessar as configurações avançadas. Por exemplo, se você ficar sem memória PHP ou quiser testar seu site para estar preparado para os pontos de tráfego, você não poderá resolver isso por conta própria.
  • O seu site compartilha recursos importantes – Como você compartilha o servidor com muitas pessoas, isso significa que você está compartilhando recursos como a largura de banda. Se muitos sites no servidor de repente recebem toneladas de tráfego, ele cria um pescoço de garrafa e uma vez que não há largura de banda suficiente para dar a volta, seu site pode ficar indisponível para seus visitantes intermitentemente.
  • Não é ilimitado – Muitas empresas de hospedagem têm planos de hospedagem compartilhada “ilimitados”, o que parece que eles não colocam um limite nos recursos que você pode usar, mas se você verificar os termos de serviço, isso definitivamente não é o caso. Quando a empresa de hospedagem decide que você está usando muitos recursos no servidor, eles podem desligar seu site.

Quando é o melhor ajuste

    • Enquanto os contras para hospedagem compartilhada podem ser suficientes para tornar os usuários do WordPress mais claros. Pode haver um momento em que ele funcionaria melhor para o seu site. Se você  só precisar instalar alguns plugins e algumas páginas para o seu site, enquanto não espera um monte de tráfego por um longo período de tempo, isso pode ser o melhor para você.

 

    • Por exemplo, se você estiver criando um site para compartilhar alguns detalhes sobre um próximo casamento, como a data, hora e local ou você quer compartilhar atualizações de blog para sua família e amigos, a hospedagem compartilhada pode funcionar para você.

 

  • Como você não esperaria muito tráfego a qualquer momento e você não precisa de um site robusto nessas situações, geralmente é suficiente hospedagem compartilhada

Servidores privados virtuais (VPS)

Semelhante à hospedagem compartilhada, você ainda compartilha um servidor quando você escolhe um VPS, mas não há quase tantos clientes alocados para o servidor. Enquanto você ainda compartilha recursos e espaço, todos recebem uma fatia maior da torta.

É semelhante ao alugar seu próprio apartamento em vez de viver em uma casa com todos os seus amigos. Você tem sua própria parte privada do prédio, assim como você faria em um servidor com hospedagem VPS.

Existem também dois tipos principais de hospedagem VPS: gerenciados e não gerenciados. O gerenciamento de hospedagem VPS significa que sua empresa de hospedagem cuida de um monte de trabalho para manter o servidor, incluindo segurança, configurando as ferramentas que você precisa para executar seu site e configurar outros serviços que você precisa.

Por outro lado, a hospedagem VPS não gerenciada significa que você é responsável por todas essas áreas e provavelmente não receberá muita ajuda do suporte técnico de sua hospedagem se você encontrar problemas.

Prós

Há muitos motivos para escolher um plano de hospedagem VPS:

    • Você tem mais recursos alocados – Como você está alugando uma porção maior do servidor, você obtém acesso a muito mais recursos do servidor do que hospedagem compartilhada.

 

    • É muito mais escalável – Na maior parte do tempo, você pode atualizar seu plano se achar que precisa de mais recursos sem ter que migrar seu site para um servidor totalmente novo em oposição a hospedagem compartilhada que tenha um limite definido.

 

  • Na maioria dos casos, a hospedagem VPS ainda é razoavelmente acessível, embora, certamente, não seja tão barato quanto hospedagem compartilhada. É comum ver um plano por cerca de R$60,00 por mês.

Contras

Enquanto você tem muito mais liberdade, também há alguns pontos importantes que você deve considerar antes de saltar diretamente:

    • A segurança ainda não está garantida  – Como você ainda compartilha um servidor, seu site ainda pode ser afetado pelo que outras pessoas fazem no servidor, especialmente se eles forem pirateados.

 

    • Você ainda compartilha um servidor  – Mesmo que você esteja compartilhando com muito menos pessoas, você ainda compartilha, o que significa que você pode não ter acesso a todos os recursos, como a largura de banda que você precisa.

 

  • Você não pode obter tanta ajuda do suporte técnico, especialmente se você escolher um plano não gerenciado.

Quando é o melhor ajuste

Se você quiser executar um ou mais sites, onde cada um precisa ter várias páginas e plugins instalados. Neste caso um VPS geralmente é uma boa solução. Se você também está planejando ter milhares de visitantes por mês, isso também é um bom ajuste. Também é espaçoso o suficiente para executar Multisite bem.

Para lhe dar uma idéia melhor do tipo de site do WordPress que você pode configurar com a hospedagem do VPS, veja alguns exemplos:

    • Uma nova empresa que requer um site bastante complexo, mas não espera crescer muito rapidamente

 

    • Um site de fotografia ou blog com planos para postar toneladas de fotos em uma base regular

 

  • Um site que precisa executar scripts e plugins personalizados

A hospedagem VPS também é uma boa solução se o seu site for visto por mais de um punhado de pessoas. Uma vez que normalmente pode lidar com muito mais tráfego do que os planos de hospedagem compartilhados.

Servidores dedicados

Quando você se inscrever para um servidor dedicado, você está alugando um servidor inteiro por conta própria. Você não está compartilhando com ninguém e você reina completamente sobre o servidor e seus recursos. Você pode fazer qualquer alteração ao seu servidor que você deseja.

Ter um servidor dedicado é muito como viver em uma casa onde você é o único residente e pode decorar sua casa do jeito que quiser, mas também é responsável por reparos.

Muitas empresas de hospedagem também fornecem servidores dedicados gerenciados e não gerenciados, assim como os VPSes.

Prós

Existem muitas ótimas razões para escolher um servidor dedicado:

    • Você não está compartilhando o servidor – Todos os recursos são seus. Você pode deixar apenas as pessoas que você quer ser administradores no seu servidor. Ou você pode criar uma conta de revendedor e permitir que outras pessoas possam hospedar seus sites.

 

    • Acesse todas as configurações – Nada é retido, você tem controle total sobre o seu site e servidor, incluindo acesso a raiz e todos os arquivos ocultos e configurações avançadas.

 

  • Um pouco mais seguro – Embora a segurança nunca possa ser garantida, uma vez que você é o único no seu servidor, não precisa se preocupar com o comprometimento do seu site devido às ações de outros clientes. Você pode implementar todas as medidas de segurança adequadas. Deste modo executar um circulo apertado onde há menos chances de que a segurança seja comprometida.

Contras

Enquanto um servidor dedicado traz muita liberdade ao seu site, existem algumas desvantagens:

    • Você é o único responsável pelo seu servidor – Se algo der errado, está em você e cabe a você corrigi-lo.

 

    • Não é escalável – Os recursos que você recebe não podem ser alterados, a menos que você migre para um servidor maior. Você não pode, de repente, criar mais espaço, largura de banda ou outros recursos.

 

  • Opção menos acessível – Servidores dedicados não são tão acessíveis quanto os VPSes. Você deve estar preparado para gastar mais de US$ 100/mês e pode custar até US$ 500/mês para servidores maiores.

Quando é o melhor ajuste

Os servidores dedicados são uma opção melhor para sites que exigem mais segurança e são complexos.

Também é uma boa opção para executar um site de mídia social com BuddyPress ou bbPress.

Você também pode executar Multisite com facilidade, mesmo que haja muitos sites dentro de uma rede.

Em última análise, depende do tamanho do seu servidor. Mas na maioria dos casos eles são muito grandes, a menos que o preço esteja na parte inferior da escala. Neste caso em que pode ser semelhante a um VPS em termos de recursos.

A maior coisa a considerar é que você não poderá adicionar mais recursos se você perceber um crescimento consistente no tráfego ou tornar mais popular.

Se você não tiver recursos suficientes, seu site pode diminuir neste caso. Da mesma forma, se você fizer o upload de um monte de conteúdo e plugins e achar que você fica sem espaço, as únicas opções são clicar no botão excluir ou alterar o servidor de hospedagem para wordpress.

Ainda assim, servidores dedicados podem ser ótimos para desenvolvedores que desejam hospedar sites de seus próprios clientes. Ou para empresas e sites que tenham superado sua hospedagem VPS.

Também é uma ótima opção para hospedar centenas de milhares de blogs usando o Multisite. Ou se você tem um número similar de membros em seu site de mídia social usando o BuddyPress.

Soluções em nuvem e CDN

Hospedagem para WordPress em nuvem é diferente das outras soluções de hospedagem já cobertas porque geralmente é usada para descrever um cluster de servidores em vez de apenas um.

O conteúdo também é armazenado de forma redundante.

Isso significa que, você precisar de mais recursos, seu site pode ser migrado automaticamente para lhe atribuir os recursos necessários. Se de repente você tiver um aumento no tráfego, seu site não vai cair devido a recursos esgotados.

Por outro lado, uma rede de entrega de conteúdo (CDN) usa servidores localizados em todo o mundo. Dessa maneira armazena versões em cache do seu site para que ele seja carregado rapidamente para todos. Independentemente do país em que estejam – ao contrário de um único servidor otimizado.

Ambos são semelhantes na medida em que usam vários servidores. Mas a hospedagem em nuvem é a única que pode armazenar e exibir uma versão dinâmica do seu site.

Você também costuma compartilhar recursos semelhantes aos compartilhados ou hospedagem VPS. Mas porque há mais servidores envolvidos, isso também significa que há muito mais recursos para todos.

Hospedagem em nuvem é como viver em uma casa. Mas ocasionalmente indo para sua casa de verão quando você se sente sobrecarregado e precisa de uma pausa.

Um CDN é como manter um álbum de fotos da sua casa em sua casa de verão para que você possa ver.

Prós

Hospedagem em nuvem e CDNs estão ganhando força rápido. Eles estão rapidamente se tornando a norma e por uma boa razão:

    • Escalável – Se de repente precisar de mais recursos ou acessar mais largura de banda, você pode obtê-lo automaticamente.

 

    • Preços flexíveis – Com a hospedagem na nuvem, você paga apenas pelo que você realmente usa e muitas empresas CDN têm planos semelhantes.

 

  • Redundância e implantação rápida – Seus sites carregam mais rápido e como seu site pode ser migrado automaticamente quando mais recursos são necessários, seu site é muito menos propenso a cair. Com a hospedagem em nuvem, você também pode clonar seu site em outros ambientes para reduzir ainda mais o tempo de inatividade.

Isso varia, mas muitas empresas de hospedagem concedem acesso total à maioria das configurações do servidor que você precisa. Às vezes, depende do tipo de plano que você obtém.

Além disso, muitas soluções CDN oferecem firewall e outros recursos de segurança, incluindo certificados SSL para aumentar a segurança geral.

Contras

Embora existam muitos benefícios para o uso de hospedagem em nuvem e CDNs, existem algumas desvantagens:

    • A segurança não é garantida para hospedagem em nuvem – Como você ainda compartilha recursos, seu site pode ser afetado pelo que acontece com outros sites que usam hospedagem na nuvem.

 

    • Os CDNs apenas exibem sites estáticos – A maioria dos sites do WordPress são dinâmicos, portanto, na maioria dos casos, um CDN não fará muito quando se trata de acelerar o front-end do seu site, mas a velocidade do back-end geralmente melhora significativamente.

 

  • Curva de aprendizadoHospedagem em nuvem não é uma solução fácil de configurar e, muitas vezes, pode ser difícil para os desenvolvedores de mentalidade técnica. Não é impossível, mas também não é para iniciantes. Os CDNs geralmente são incrivelmente fáceis de configurar. Mas navegar pelas opções pode ser um pouco mais desafiador quando se trata de obter o equilíbrio certo.

Quando é o melhor ajuste

Quase todo o site WordPress pode se beneficiar de um CDN utilizado como hospedagem para wordpress além de sites simples com uma pequena audiência.

Maiores sites ou redes de WordPress também podem obter maiores benefícios com o uso de hospedagem em nuvem. Especialmente se eles tiverem de toneladas de conteúdo e tráfego.

Grandes empresas e instituições como Netflix e Airbnb usam hospedagem em nuvem. Se o seu site é tão grande como qualquer um desses, então você deve considerar a Hospedagem em nuvem como sua melhor opção.

Nossa Recomendação

A menos que você queira construir um pequeno site que vai ficar pequeno indefinidamente, a melhor opção para startups e pequenas empresas geralmente é hospedagem VPS. Para empresas maiores, redes e sites de redes sociais, um servidor dedicado ou hospedagem em nuvem é o melhor ajuste.

Se você está apenas começando seu site, talvez você não queira ir com a menor ou maior  solução.

Se você pensa muito pequeno, pode ser difícil atualizar mais tarde. Mas se você pensar muito grande, você pode ficar preso com uma grande conta por recursos inutilizáveis.

Independentemente da sua escolha, é uma boa ideia planejar uma rota para a escalabilidade.

À medida que seu site cresça, se você tiver um plano sobre como atualizar facilmente seus recursos, é muito mais fácil facilitar a transição sem muito ou nenhum tempo de inatividade.

Também é importante notar que cada empresa de hospedagem para wordpress e CDN pode ter seus próprios planos de hospedagem personalizados.

Então é melhor verificar com eles para descobrir exatamente o que você está recebendo quando se inscreve.

Uma outra solução é entrar em contato com um especialista em WordPress para analisar seu caso e recomendar a melhor hospedagem para WordPress de acordo com o seu negócio.