Vídeo SEO - 2WP

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress

À medida que a demanda por conteúdo de vídeo cresce, se faz necessário o trabalho em SEO de vídeo, os sites do WordPress que você constrói terão de acomodar essa demanda. Isso significa criar conteúdo de vídeo de alta qualidade, garantindo que você tenha largura de banda suficiente para jogar sem problemas, e colocá-lo dentro do setor imobiliário principal, onde é obrigado a ser notado no site. Há também otimização de pesquisa para pensar.

Se você decide auto-hospedar seu conteúdo de vídeo ou terceirizar para plataformas de compartilhamento de vídeo como YouTube, Vimeo ou Wistia, seus vídeos precisam ser otimizados para pesquisa. O seguinte guia irá mostrar-lhe como você pode fazer o SEO de vídeo tanto dentro como fora do WordPress.

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress

Há muitas maneiras pelas quais você pode usar conteúdo de vídeo em um site do WordPress.

  • Você pode usar vídeos explicativos em páginas de destino.
  • Você pode criar uma galeria de conteúdo de vídeo.
  • Você pode adicionar um vídeo em segundo plano para sua página inicial.
  • Você pode até mesmo coletar conteúdo de vídeo de seus seguidores e clientes na forma de conteúdo gerado pelo usuário.

No entanto, você decide usar o vídeo em seu site do WordPress, você provavelmente já decidiu hospedar os arquivos em algum outro lugar que não é o seu servidor, pois o conteúdo do vídeo pode ser um sério dreno no desempenho. Mas, se seus vídeos vivem em outro lugar, como otimizá-los para pesquisa? E é mesmo benéfico que eles sejam hospedados fora do WordPress e, em seguida, otimize-os se os resultados da pesquisa não direcionem usuários diretamente para o seu site?

Idealmente, é aqui que você deseja que seus vídeos apareçam na pesquisa:

Veja como não são apenas os vídeos do YouTube que aparecem nos resultados de pesquisa de vídeos do Google? Embora não haja nada de errado ao conseguir o seu conteúdo de vídeo hospedado no YouTube ou Vimeo, seu objetivo é obter visitantes em seu site em poucos passos possível. Para fazer isso, você precisará utilizar a seguinte estratégia de SEO de vídeo para otimizar seus vídeos na fonte, bem como o conteúdo envolvente na sua página do WordPress.

Aqui está o que sua estratégia de SEO de vídeo deve implicar:

1. Priorizar o SEO do site primeiro

A menos que você tenha um vídeo tão único e tão exigente, as chances de esse vídeo aleatório no ranking do seu site no topo dos resultados de pesquisa são bastante baixas, sem antes realizar grandes trabalhos de otimização em seu site. Isso não quer dizer que você não pode otimizar seu conteúdo de vídeo agora, isso significa que você não deve esperar para ver grandes resultados até seu site se classificar bem por conta própria e é estabelecido como uma autoridade confiável na busca.

2. Crie o Vídeo pelas Razões Corretas

Sim, o vídeo está quente agora (e será por muitos anos). No entanto, isso não significa que você precisa fazer um vídeo apenas por causa de fazer um. Como o resto do seu site, ele deve servir um propósito claro. Então, pense sobre:

Qual é o objetivo final desse vídeo?

  • Para melhorar a aparência do seu site?
  • Para aumentar a conscientização sobre o seu negócio?
  • Para simplificar a compreensão de um produto ou processo?

Se você quiser que o vídeo se classifique bem, ele precisa permanecer no tópico, trabalhar em direção a um objetivo específico e entregar algo relevante, perspicaz e útil aos usuários. Em outras palavras, aproveite seu tempo na criação de conteúdo de vídeo. Se não é digno de compartilhar e ninguém encontra qualquer motivo para se relacionar com isso, você terá dificuldade em avisar o Google no YouTube ou em seu site.

3. Escolha a Plataforma de Hospedagem Direita

Você tem algumas opções a considerar quando se trata de hospedar seu conteúdo de vídeo do WordPress.

Há YouTube:

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

Vimeo:

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

E serviços de hospedagem de video comercial como Wistia:

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

Como você pode ver nas imagens acima, as plataformas de compartilhamento de vídeos como o YouTube e o Vimeo são bastante leves em termos de opções de otimização de vídeo. Você pode adicionar um título e descrição e atualizar várias configurações, como controles de privacidade e tradução.

Você também deve considerar o fato de seu vídeo ser carimbado com o logotipo do YouTube ou do Vimeo quando você incorporá-lo em seu site. Provavelmente não é um dealbreaker. Mas é algo para pensar quando criando sua imagem profissional geral no site. Então, novamente, se hospedar seus vídeos com o YouTube, é mais provável que vejam esses rankings de vídeos diretamente da fonte, pois o Google possui o YouTube. É claro que vai demorar muitos pontos de vista e compromissos para obter essa classificação. Mas é algo para se estar ciente.

Então você tem serviços de hospedagem de vídeo como o Wistia. Plataformas como essas permitem que as pessoas criem vídeos de alta qualidade com CTAs, anotações, legendas, capítulos e mais, de aparência profissional, sem ter que comprar um software de vídeo caro. Esta é também uma opção excelente e altamente acessível se você fizer seus próprios vídeos e planejar produzir mais em grandes quantidades no futuro.

Em última análise, você precisa decidir se a facilidade de uso e o custo superam os benefícios de um maior controle e personalização ao hospedar seu conteúdo de vídeo fora do WordPress.

4. Tenha um Call-to-Action claro

Se você não assistiu a um dos vídeos mais recentes do WP Beginner, pegue um momento para pelo menos verificar o cartão final neste .

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

Não só o WP Beginner acabou com a recomendação automática do YouTube que envia espectadores para vídeos feitos por outras pessoas (que é uma jogada inteligente). Porém também incluíram um botão de inscrição.

Isto é exatamente o que você quer fazer com os vídeos que aparecem no seu site ou no canal do YouTube. Ele remove distracções externas e cria uma diretriz clara para os seus visitantes: clique aqui e … inscreva-se, compre, entre em contato, etc.

5. Otimizar metadados

Tal como acontece com o SEO de imagem, você também deve otimizar os metadados do seu vídeo.

  • Escolha uma palavra-chave de foco que não só apareça no diálogo do vídeo. Mas dentro da página em que o vídeo é encontrado.
  • Inclua a palavra-chave de foco dentro do título e descrição do vídeo.
  • Adicione tags relevantes – incluindo a palavra-chave em foco – que melhorará as chances de os visitantes encontrarem o vídeo no site de terceiros ou os seus.
  • Use o esquema de vídeo, de acordo com as diretrizes do Google. Isso ajudará a informar os mecanismos de pesquisa sobre o conteúdo do seu vídeo. A versão pro deste plugin do YouTube irá ajudá-lo a fazer isso para vídeos incorporados.

Quando terminar de otimizar seus metadados de vídeo na fonte e no site, crie um sitemap separado para o conteúdo do seu conteúdo do WordPress e envie para indexação.

6. Adicionar uma Transcrição de Vídeo à Página

Rand Fishkin de Moz criou uma série semanal legal chamada Whiteboard Fridays. Nesta série, ele compartilha um vídeo no qual ele discute um tema quente relacionado ao SEO e, em seguida, fornece uma transcrição escrita abaixo do vídeo.

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

Este é um toque muito agradável por dois motivos.

Por um lado, a transcrição de vídeo é uma alternativa conveniente para quem não está em posição de assistir o vídeo (digamos, se eles estiverem em transporte público ou sentado em um cubículo no trabalho). Então ele melhora automaticamente a experiência do usuário. Em segundo lugar, a transcrição de vídeo é útil para SEO de vídeo. Assim, mesmo que o Google não possa “ouvir” no vídeo, você está fornecendo todo o script para ele – o que inclui sua palavra-chave em foco – no site.

7. Escolha a miniatura direita

Suas postagens no blog “as imagens em destaque não são as únicas que precisam de um amor extra. Seu conteúdo de vídeo também precisa delas. E, embora uma miniatura de vídeo possa não influenciar diretamente o seu SEO de vídeo, isso o fará de forma indireta, pois uma miniatura bem escolhida e bem enquadrada receberá mais visualizações do que uma foto mal escolhida.

Além disso, pense em usar uma miniatura de vídeo como a imagem em destaque em suas postagens, páginas e e-mails. Se você fizer isso, certifique-se de tapar o botão do triângulo de reprodução em cima dele. Isso permite que os visitantes saibam que a página a seguir possui conteúdo de vídeo.

Como fazer SEO de vídeo para o seu site WordPress - 2WP

Os testes A/B da Wistia compararam as miniaturas de imagem básicas versus as miniaturas de vídeo “play” e mostraram que as miniaturas de vídeo aumentaram os cliques em mais de 21%.

8. Não esquecer sobre o resto da página

Se você realmente está tentando obter sua página do WordPress para classificar o conteúdo do vídeo e não a fonte do YouTube. Então você precisa prestar muita atenção ao resto da página. Aproveite o crafting do conteúdo na página para suportar o vídeo.

Isso significa que a mesma palavra-chave de foco que aparece nos metadados desse vídeo deve aparecer em toda a página. O conteúdo da página também deve se relacionar diretamente com o conteúdo do vídeo. Seus visitantes podem ter vindo aqui para assistir a um vídeo de dois minutos. Mas você pode apostar que eles ficarão desapontados se encontrarem uma página em contrário em branco ou não relacionada com o tópico em questão.

Além disso, preste atenção à estrutura da página. O Google é exigente sobre como classificar o conteúdo em uma página quando há várias opções para escolher. Por exemplo, quando falei sobre construção de links internos, notei que o Google geralmente dará prioridade ao link que aparece mais próximo do topo da página. O mesmo acontece com os vídeos se você incluir mais de um na mesma página. Então escolha sabiamente.

9. Um vídeo, uma página

Em um assunto relacionado, você pode querer evitar colocar vários vídeos na mesma página ou colocar o mesmo vídeo em diferentes páginas, isso acaba prejudicando o SEO de vídeo. Existem alguns motivos para manter esta regra. Primeiro, é a preferência acima mencionada do ranking do Google. Se você não quiser que o conteúdo de vídeo “secundário” seja ignorado pelos motores de busca, dê a cada vídeo sua própria página dedicada.

Outra razão é porque usar o mesmo vídeo em várias páginas do seu site cria uma espécie de competição interna para o ranking de pesquisa. Por exemplo, digamos que você tenha um vídeo sobre como animar um botão no WordPress. Você pode colocá-lo em sua página de serviços de animação. Ou colocá-lo em sua página inicial e dentro de uma das suas postagens de blog recentes. A menos que o vídeo seja otimizado de forma diferente em cada instância (o que você não deve fazer), você criou três páginas concorrentes para que os motores de busca classificassem.

10. Promova o vídeo em todos os lugares

Até que seu site ou canal do YouTube tenha autoridade suficiente para direcionar o tráfego para seus vídeos. Você terá que fazer algum trabalho de promoção. Quanto mais interesse você puder ganhar em linha mais credibilidade você pode conseguir com isso.  Logo maior será a remuneração do Google.

Aqui estão algumas estratégias a considerar:

  • Promova o seu conteúdo de vídeo. Incluindo páginas de destino de vendas, produtos técnicos, novas adições ao seu portfólio, etc. – em todas as suas plataformas de marketing.
  • Crie uma estratégia de marketing em torno da construção do número de assinantes de canais de vídeo que você possui. Além de seus esforços de marketing no local.
  • Rotule claramente todas as postagens de blog, boletim ou publicação de mídia social contendo conteúdo de vídeo com “Vídeo” na manchete.
  • Considere usar publicidade paga por clique para o conteúdo do seu vídeo até que ele caia naturalmente no topo da pesquisa.

Resumo

À medida que a atenção dos visitantes cresce, você achará que o conteúdo do vídeo é especialmente benéfico para manter o alto envolvimento em um site WordPress.

O único problema que você tem que lidar é encontrar uma maneira de obter visitantes do site para descobrir que você tem conteúdo de vídeo. É por isso que o SEO de vídeo precisa fazer parte de sua estratégia geral de SEO do WordPress.

Caso necessite do auxílio de um especialista em WordPress não exite entrar em contato.