Seo em imagens

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Por que a imagem SEO precisa ser uma prioridade e 9 maneiras corretas de se fazer!

Nesta era de streaming de vídeo e podcasts e mensagens de mídia social truncadas, seu público esperou uma certa quantidade de conveniência e velocidade na qual eles podem consumir conteúdo. E por que eles não deveriam?

Se houver tecnologia prontamente disponível e técnicas de desenvolvimento web que o ajudem a criar conteúdo dessa maneira, não há desculpa para oferecer uma experiência ruim online.

É por isso que o infográfico de Kuno Creative com as oito tendências de marketing digital que provavelmente expirarão em 2018 não é muito surpreendente.

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A mensagem por trás dessa infografia é que, para melhorar inbound marketing, é necessário que haja menos foco na quantidade e tamanho e um maior foco na qualidade. Para muitos visitantes, a “qualidade” equivale a uma melhor legibilidade, relevância e conveniência. Isso significa gastar menos tempo criando páginas ou postagens de blog, e mais tempo na integração de imagens altamente atraentes em seu site WordPress que agregam valor real à experiência dos visitantes.

Hoje, eu gostaria de falar sobre o por que de uma estratégia de SEO em imagens terá muito mais sentido em 2018, bem como o que você pode fazer para garantir que o seu site WordPress esteja cheio de imagens de alta qualidade e como otimizá-las para pesquisa.

Por que o SEO em imagens precisa ser uma prioridade em 2018

Irei sugerir duas coisas que você deve começar a fazer enquanto move seu negócio no WordPress para 2018:

  1. Priorize a inclusão de conteúdo visual em seus projetos de desenvolvimento web.
  2. Otimize totalmente todo o SEO em imagens e conteúdo de vídeo em seus sites em termos de metadados, contexto e desempenho.

A importância do SEO em imagens do POV do Google

É interessante observar os comerciantes aguardarem o Google divulgar a próxima atualização do algoritmo, pois o que faz uma boa classificação não é mais um mistério. O objetivo do Google é e sempre foi criar um mecanismo de busca que ofereça os melhores resultados aos seus usuários. E os melhores resultados tendem a aparecer na forma de páginas de alta qualidade que fornecem respostas relevantes às pesquisas.

O Google faz um ótimo trabalho para explicar como exatamente esse algoritmo funciona :

“Além de palavras-chave correspondentes, os algoritmos procuram pistas para medir o quão bem os resultados de pesquisa potenciais dão aos usuários o que eles estão procurando. Quando você procura “cachorros”, você provavelmente não quer uma página com a palavra “cães” nela, centenas de vezes. Tentamos descobrir se a página contém uma resposta à sua pesquisa e não apenas repeti-la. Assim, os algoritmos de Pesquisa analisam se as páginas incluem conteúdo relevante – como imagens de cães, vídeos ou até mesmo uma lista de raças “.

Como você pode ver, não é mais sobre se uma página da Web possui ou não uma resposta bem-composta a uma consulta de pesquisa. É sobre se uma página da Web tem ou não o tipo certo de conteúdo para respondê-la.

Em 2012, o Google introduziu melhorias na Pesquisa de imagens do Google . No momento, os ajustes ao algoritmo favorecem certas condições sob as quais os recursos visuais interagiram com páginas da web:

  1. As páginas da Web que incluíram imagens de alta qualidade com relevância receberam um impulso. Mesmo que a página em si não fosse bem recebida, os ativos de imagem de qualidade poderiam afetar positivamente o ranking da página.
  2. Páginas web de alta qualidade que incluíam recursos de imagem também receberam um impulso. Nesse caso, as imagens tiveram um impulso na Busca de imagens, desde que não houvesse problemas com resolução ou desempenho.

É perceptivel que o Google tratou as imagens e o conteúdo da página como tendo uma espécie de relacionamento simbiótico entre si. Em outras palavras, ambos são necessários para construir uma landing page ideal; Quando um não era muito bom, o outro elemento compensava.

Desde então, o Google ajustou ainda mais o algoritmo, concentrando-se em páginas da web de alta qualidade que oferecem recursos visuais de alta qualidade junto com eles.

Com o Google agora reivindicando 64,8% de toda a quota de mercado de pesquisa , parece que essas mudanças proporcionam resultados verdadeiramente relevantes e de qualidade para seus usuários que estão pagando. Enquanto a Pesquisa de imagens do Google caiu no uso um pouco este ano (até 21,8%), ainda é um dos tipos mais populares de pesquisa que as pessoas usam online e é por isso que precisamos conversar sobre o SEO em imagens a partir deste ponto de vista.

A Importância do SEO em Imagem do POV de seus Usuários

Se a inclusão do Google de imagens e vídeos como sinais de classificação não é suficiente para convencê-lo a reforçar sua estratégia de SEO de imagem este ano, deixe-me compartilhar algumas pesquisas de usuários que podem ser:

  • As páginas da Web que incluem imagens ou vídeos sobre eles recebem 94% mais impressões do que as páginas que contêm apenas texto.
  • O Google Image Search não é apenas para navegação. Na verdade, 63% das pessoas que pesquisam imagens usando esse recurso de pesquisa, conseqüentemente, visitam a página da Web de origem.
  • Mais de 75% dos profissionais de marketing e empresários afirmam que o conteúdo do vídeo teve um impacto positivo em seus negócios.
  • A pesquisa do HubSpot descobriu que os vídeos são o tipo de conteúdo mais consumado, com 55% de todos os usuários assistindo um vídeo na íntegra e 32% passando por ele.

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A pesquisa HubSpot mostra que o conteúdo do vídeo está em alta demanda (por uma boa razão).

Em outras palavras, há grande demanda de usuários por conteúdo visual e o Google recompensará seu site quando imagens e vídeos forem usados ​​para melhorar a experiência do usuário. Então, é aí que você precisa começar: usando o conteúdo visual corretamente.

Pense nos lugares mais comuns onde você inclui (ou deve incluir) conteúdo visual em seu site WordPress:

  • Imagens de cabeçalho
  • Imagens em destaque
  • Páginas de destino de vendas ou informativas
  • Vídeos de plano de fundo
  • Páginas de produtos com imagens e galerias de vídeos
  • Testemunhos de vídeo
  • Tutoriais e vídeos explicativos
  • Conteúdo gerado pelo usuário das mídias sociais
  • Infografia e outras imagens de apoio ao blog

Ao usar imagens que aumentem o valor da experiência do usuário, você está um passo à frente. Idealmente, eles devem existir para diminuir o trabalho que seus usuários têm que fazer para entender o conteúdo da página inteira. Uma imagem bem escolhida ou um vídeo bem composto pode ensinar aos seus usuários algo que eles não sabiam melhor do que uma página cheia de texto.

Além disso, usar imagens visuais de alta qualidade em seu site WordPress oferece novas oportunidades de backlinking . Pense em todas as vezes que você viu fotografias de alguém, gráficos da web e até mesmo tabelas ou gráficos cheios de dados incorporados nos sites de outras pessoas. Crie esse conteúdo visual de alta qualidade e torne-o tão inegavelmente atraente que as pessoas não só desejaram clicar nele na busca, mas também irão querer compartilhá-lo com outros.

O caminho certo para fazer SEO de imagem para o seu site WordPress

Agora, chegamos à peça SEO. SEO de imagem, SEO de vídeo, SEO de conteúdo visual … O que quer que você queira chamar, você precisa cobrir todas as suas bases. Não basta fazer upload de uma imagem ou incorporar um vídeo no seu site. O Google precisa de mais do que isso se você espera que ele classifique.

Então, aqui está o que você precisa para otimizar o conteúdo visual para pesquisa:

1. Revisão de qualidade

Se você tiver dúvidas de adicionar novos recursos visuais ao seu site WordPress, certifique-se de que vale a pena. Se o seu objetivo é classificar mais alto na pesquisa ou simplesmente atrair mais visitantes para consumir o seu conteúdo, então esses recursos devem ser bem feitos e adicionar algo extra à experiência. Isso significa evitar o uso de imagens que estão embaçadas, mal cortadas, pouco claras, ofensivas, muito pequenas, e assim por diante.

2. Otimizar para todas as telas

Você já deve saber disso, mas é importante reforçar: qualquer imagem colocada em seu site precisa ser receptiva e pronta para a retina.

3. Verifique as dimensões

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Veja todas essas fotos de gatinhos felizes na Pesquisa de imagens do Google! Quadrados e retângulos horizontalmente alinhados abundam!

Se você olhar nos resultados da Pesquisa de imagens do Google, você perceberá que a maioria das imagens tem dimensões semelhantes. São quase sempre mais largos do que altos (exceto no caso da infografia, é claro). Se eu tivesse que adivinhar, eu diria que as dimensões de imagem ideais que o Google prefere são aquelas denominadas como um quadrado perfeito ou um retângulo com uma proporção de cerca de 4:3.

No entanto, desde que se encaixem na largura do espaço no qual você pretende colocá-los, e não fiquem espaços brancos desnecessariamente grandes ou quebras de estranhas no texto, não há problema.

4. Preste atençao no tamanho do arquivo

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Se você usar o plugin Smush Pro, você não terá que pensar nos tamanhos do arquivo de imagem; ele fará o trabalho para você.

O tamanho da sua imagem não deve ser muito grande, mas não deve ser pequena demais (por uma questão de visibilidade e resolução).

5. Avalie o seu ranking de página

Antes de adicionar um recurso de imagem ou vídeo a uma página da Web já existente, reveja a classificação dessa página na pesquisa.

Como observei anteriormente, o Google atualizou seu algoritmo para recompensar páginas com conteúdo de alto valor. E que também possua imagens de alta qualidade. Colocar uma imagem relevante em uma página de classificação mais baixa pode ajudar a dar um impulso nos rankings.

6. Preencha os Metadados

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Depois de otimizar seus arquivos e determinar o posicionamento ideal para eles no site, atualize os metadados com sua palavra-chave de foco nos seguintes pontos:
  • Nome do arquivo
  • Alt tag (isto é, os usuários que não conseguirem visualizar suas imagens, lerão isto, por isso é especialmente importante)
  • Descrição da imagem
  • Legenda da imagem

Para vídeos, você não poderá otimizá-los em seu site. A menos que você os envie diretamente para sua pasta de mídia (o que não é ideal). Então, se você está hospedando-os fora do site no YouTube, lembre-se de otimizar o conteúdo do vídeo.

7. Coloque no Contexto Correto

Em 2010, o Nielsen Norman Group fez um estudo sobre o conteúdo da imagem e como os usuários respondem. Um dos pontos mais interessantes que fizeram foi o seguinte:

“A semelhança entre todos esses exemplos (e milhares mais em nossos outros estudos) é que os usuários prestam atenção às imagens que trazem informações que mostram conteúdo relevante para a tarefa em questão. E os usuários ignoram imagens puramente decorativas que não adicionam conteúdo real à página”.

Esta mensagem ainda é válida hoje: não desperdice o tempo de seus usuários. Dê-lhes imagens que realmente contribuam para a experiência e melhorem sua compreensão, conforto e conexão emocional com sua marca.

Além disso, certifique-se de que o contexto em torno da imagem suporte esta relevância. Isso significa que o texto próximo deve fazer referência as imagens relacionadas. O título da página e slug também devem se conectar ao conteúdo visual.

8. Adicionar uma Transcrição

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Para conteúdo como infografia, vídeos ou podcasts, adicione uma transcrição abaixo. Isso proporciona aos usuários flexibilidade em como eles interagem com seu conteúdo. Além de também melhorar a capacidade do mecanismo de pesquisa para descobrir do que se trata o  conteúdo incorporado.

9. Enviar um novo mapa do site

E apenas para garantir que o Google saiba que você adicionou este conteúdo de imagem ou vídeo altamente relevante e de alta qualidade ao seu site WordPress, crie um sitemap XML separado e envie-o para indexação.

Resumo

Seus visitantes querem mais imagens e vídeos prontamente disponíveis em seu site do WordPress. E não se trata de ser preguiçoso ou não querer ler seu conteúdo. Eles não visitariam seu site se fosse esse o caso.

Não. Em vez disso, as imagens e os vídeos servem para uma comunicação mais eficaz e eficiente com seus visitantes. As imagens são ótimas para entreter, educar e provocar uma certa resposta dos visitantes quando colocados no contexto certo. Os vídeos, por outro lado, podem dizer aos visitantes o que é um serviço ou produto específico. Ou até mesmo como funciona muito mais rapidamente do que cinco parágrafos cheios de tema técnico.

Agora é o momento de otimizar sua estratégia de SEO em imagens para 2018. E obter resultados no seu site WordPress.

Caso ainda existam dúvidas sobre SEO em imagens ou queira um help dos nossos especialistas em SEO para WordPress entre, em contato!