Inbound Marketing

Inbound Marketing

Transmita tráfego para o seu site WordPress com um check list de Inbound Marketing

Por que você tem um site? Se você é como a maioria dos proprietários de sites, a resposta provavelmente é algo como “ser encontrado”. Quero dizer, para que ter um site se não pode encontrá-lo e usá-lo, certo?

Seja você um autor que busca se notar por editores, um empresário que deseja obter mais clientes, ou mesmo que você só queira acelerar suas vendas, você quer que as pessoas venham até você.

É assim que a mentalidade de marketing funciona hoje em dia. No entanto, muitas pessoas congelam quando ouvem a palavra “marketing”.

O bom marketing atualmente gira em torno do inbound marketing. E a boa notícia é que, se você tiver um blog, já está a caminho da criação de uma grande estratégia de inbound marketing no WordPress.

O que é Inbound Marketing?

Ao contrário dos antigos métodos de compra de anúncios de jornal, rádio e TV, desperdiçando pessoas com chamadas frias e disparando um fluxo interminável de e-mails, o inbound marketing coloca mais foco no seu potencial cliente.

Trata-se de criar conteúdo que atraia seus potenciais clientes para o seu site faça com que eles voltem para mais.

Há cinco idéias principais por trás do inbound marketing

  1. Criação e Distribuição de Conteúdo. Criando conteúdo para atrair seus clientes ideais, resolvendo seus problemas, preocupações e necessidades imediatas, compartilhando esse conteúdo por toda parte
  2. Mercado de vida útil. Idealmente, você quer que seus leads direcionados se tornem seus maiores fãs que irão transmitir a palavra sobre você. No entanto, eles não aparecem apenas do nada. Cada um que você atrair através do inbound marketing começará como um estranho. O objetivo é transformar cada um desses leads em um visitante repetido, que se tornará seu cliente e, em seguida, o promotor.
  3. Personalização. Nós estabelecemos que seu conteúdo precisa falar com seu cliente ideal. À medida que o tempo avança, você aprenderá mais e mais sobre suas necessidades específicas e então você poderá utilizar esse conhecimento para aprimorar seu conteúdo.
  4. Multi-canal. O inbound marketing não está vinculado a uma plataforma específica, em vez disso, aborda as pessoas onde estão, na plataforma em que se sentem mais confortáveis ​​interagindo com você.
  5. Integração. Criando conteúdo, compartilhando o conteúdo em diferentes canais e analisando a performance do conteúdo – tudo o que se integra para permitir que você coloque seu foco na publicação do conteúdo certo no lugar certo, na hora certa.

Para resumir, a idéia por trás do inbound marketing é criar conteúdo que atraia seu público-alvo (em outras palavras, conteúdo que os ajude a resolver seus problemas imediatos, responda suas perguntas e necessidades) e depois compartilhe-o nas plataformas onde passam a maior parte do tempo.

Ao concentrar seus esforços no inbound marketing, sua mensagem se torna algo que os clientes desejam ler e aprender, portanto se torna algo menos propenso de ser ignorado.

Como funciona?

Quando se trata de inbound marketing, existem 4 ações-chave que você precisa praticar para capitalizar sua estratégia de marketing.

Atração

Mesmo que você ache que deseja ser encontrado pelo maior número de pessoas possível, esse não é o melhor caminho. O certo é ser encontrado por pessoas que são mais propensas a se tornar leads e, posteriormente, seus clientes ideais.

Esses clientes ideais são frequentemente designados como buyer personas. Eles são os que você deve ter em mente sempre que criar conteúdo. Você deve conhecer seu cliente ideal como a parte de trás da sua mão: quais são os objetivos deles? Seus maiores medos? Os seus problemas mais comuns? Eles são homens ou mulheres? Do que eles gostam? O que eles não gostam? Quantos anos eles tem?…

Após determinar o seu cliente ideal, você deve se concentrar em criar um conteúdo que irá falar diretamente com eles.

Algumas das ferramentas mais importantes para atraí-las para o seu site incluem:

  • Blog. Se você já tem um blog, então você terá um excelente começo. Blogar é um dos métodos mais fáceis para criar conteúdo que fala com o seu público-alvo.
  • SEO. No dia de hoje, cada um de seus clientes iniciará sua pesquisa on-line – seja para descobrir como resolver um problema específico, comparar produtos e serviços, ou para descobrir mais sobre um produto específico. Como proprietário de um site, você deve concentrar seus esforços em selecionar as palavras-chave corretas e criar conteúdo,  links e otimizar páginas em torno desses termos.
  • Páginas. Em correlação com blogs e SEO, as páginas estáticas em seu site também devem ser otimizadas para seu público-alvo. Ao invés de simplesmente declarar o que você oferece em linguagem corporativa seca, você precisa falar diretamente com seu público-alvo, explicando como você pode ajudar a resolver suas necessidades em um idioma que eles possam se relacionar.
  • Redes Sociais. As mídias sociais devem ser uma extensão natural do seu blog. É aí que eles conseguem ver o rosto por trás da marca, então faça o seu melhor para representar da melhor maneira. Além de compartilhar conteúdo relevante e valioso, compartilhe conteúdo com o qual sua audiência se beneficie e não se esqueça de se envolver na conversa. Isso significa responder a todas as perguntas que você possa obter nas mídias sociais, bem como encorajar e fazer parte da conversa.

Converter

Agora que você tem a atenção deles, é hora de converter esses visitantes em leads. Isso envolve a coleta de informações de contato. Idealmente, você terá o nome completo, endereço e e-mail dos seus clientes. No mínimo, você pode solicitar apenas o e-mail.

A maioria das pessoas é, no entanto, muito cautelosa quando se trata de inserir seu endereço de e-mail. Então, para convencê-los, você precisa oferecer algo valioso em troca. Quando digo valioso, quero dizer qualquer coisa que seja interessante para cada um de seus clientes ideais. Pode ser um ebook curto, um estudo de caso, um template, um check list, uma gravação de áudio, treinamentos em vídeo …

2wp - wordpress gerar trafego com inbound marketing

Quando se trata de converter visitantes para leads, os melhores recursos incluem:

  • Formulários. Geralmente são formulários de inscrição de e-mail onde você solicita o e-mail da pessoa em troca de um download. Um bom lugar para apresentar um formulário de inscrição é abaixo de uma postagem no blog ou na barra lateral. Os seus formulários devem ser fáceis de preencher e se destacar do resto do conteúdo.
  • Call-to-Action. Call-to-Action ou CTAs são botões ou links que incentivam seus visitantes a praticar uma ação com palavras como “Baixar Ebook” ou “Inscreva-se para um curso ao vivo”. Às vezes, eles incluem um formulário e, muitas vezes encaminham para um formulário separado onde os visitantes podem preencher com suas informações.
  • Landing Pages. As Landing Pages possuem um propósito específico – converter os visitantes em leads. Aqui é onde você amplia a oferta no call-to-action e inclui outro formulário onde o usuário pode enviar suas informações. As informações enviadas nessa página podem ser tão simples como um formulário, incluindo um nome e um campo de e-mail, como também pode ser um pouco mais longo, com informações mais específicas que podem ser usadas pela sua equipe de vendas. As Landing Pages não devem incluir nada além da sua oferta, como forma de minimizar as distrações para os usuários.

Após os visitantes preencherem o formulário no site, eles se tornam contatos. É sua responsabilidade acompanhar esses leads em um só lugar usando um banco de dados de marketing personalizado. Certifique-se de que cada interação que você teve com seus contatos é documentada e que faz sentido para você. A longo prazo, essa informação pode ser usada para otimizar suas futuras interações com leads e visitantes.

Fechar

O próximo passo na estratégia de inbound marketing é converter seus contatos em clientes reais. Isso pode ser alcançado através de várias ferramentas de marketing que incluem:

  • Software de CRM. O software Customer Relationship Management permite que você acompanhe todos os detalhes importantes sobre todos os seus contatos, empresas e negócios em seu canal de vendas. Com isso, torna-se fácil entrar em contato com sua audiência ideal no momento certo.
  • Relatórios de Closed-loop. Isso permite que você analise seus esforços de marketing e veja qual desses métodos funciona melhor para trazer novos leads, o quão bem sua equipe de vendas está fazendo para converter esses leads em clientes e muito mais.
  • O email. Se seus visitantes ainda não estiverem prontos para se tornar clientes, o e-mail pode ser uma ferramenta eficaz para criar confiança e facilitar sua decisão de fazer uma compra.
  • Automação de Marketing. Isso inclui a criação de uma série de mensagens de e-mail automatizadas que se relacionam com as necessidades e o estágio de ciclo de vida de cada lead. O conteúdo das mensagens será diferente dependendo de onde e quando um visitante realmente se converteu em um lead e esse é um dos maiores benefícios do inbound marketing.

Admiração

A última ação em nossa lista é admiração. Mesmo que você tenha convertido seus leads em clientes, seu trabalho não acabou. Na verdade, para fazer o inbound marketing no WordPress do jeito certo, você precisa se comprometer continuamente com seus clientes atuais. Sempre emocioná-los com novas ofertas e gradualmente transformá-los em fãs leais que promoverão sua empresa, seus produtos e serviços.

Nesta fase do seu plano de inbound marketing, suas ferramentas devem incluir:

  • Pesquisas. Pedir aos seus clientes atuais o feedback é a melhor maneira de garantir que você esteja fornecendo o que eles estão procurando em vez de adivinhar aleatoriamente e esperar atingir o alvo.
  • Calls-to-action inteligentes. Por inteligência, quero dizer Calls to action que são específicas para seu cliente ideal, dependendo do estágio do ciclo de vida.
  • Conteúdo inteligente. Conteúdo voltado para os interesses e desafios dos seus clientes ideais, escritos de maneira familiar para eles.
  • Monitoramento social. Acompanhar ativamente as conversas sociais que são importantes para você, ouvir as perguntas e comentários dos clientes e promover conteúdo relevante para eles.

O que entra em um plano de inbound marketing?

Agora que você sabe como funciona o inbound marketing, é hora de chegar a um plano.

A primeira coisa que você precisa fazer para criar uma estratégia eficaz de inbound marketing no WordPress é perceber que o marketing tradicional está morto. De acordo com um estudo feito pela HubSpot , 91% das pessoas pesquisadas cancelaram a inscrição das listas de e-mails e a taxa de cliques média para anúncios gráficos é inferior a 0,2%

Tendo isso em mente, você precisa concentrar seus esforços em diferentes métodos. Seu plano deve consistir em 6 partes principais. Então, vamos examiná-los, vamos?

Criando conteúdo notável

Já foram os dias em que era suficiente produzir conteúdo preenchido com palavras-chave. A competição é difícil e você precisa ter certeza de que seu conteúdo se destaca do resto. Isso vem criando conteúdos direcionados para o buyer persona – conteúdo que inspira, entretém, provoca e educa.

Isso não significa falar sobre você e sua marca o tempo todo. Não funciona em nenhum outro lugar da vida, então por que a internet seria diferente? Em vez disso, você deve se concentrar em ajudar seu público-alvo e fazer com que eles sintam que você realmente “os entende”.

Usando o poder dos visuais

Na idade de curtos períodos de atenção, as imagens realmente falam mais do que palavras. Uma série de estudos mostraram que o alcance médio da atenção é de apenas 8 segundos, então assegure-se de que esses 8 segundos sejam suficientes. Criar um conteúdo visual altamente envolvente que implique ser compartilhado é uma boa maneira de chamar a atenção do público-alvo. Isso inclui não apenas fotos, mas infografias, apresentações de slides, vídeos – qualquer coisa que faça você se destacar de sua concorrência.

Infelizmente, nem todos nós nascemos designers gráficos. Nesse caso, você pode considerar terceirizar essas tarefas para um designer gráfico, trazer um para sua equipe. Ou se você estiver realmente disposto a investir dinheiro poderá usar ferramentas como Canva. Que por sua vez, vem com vários modelos que você pode modificar para atender às suas necessidades.

Mastering CTA

Seu Call-to-Action não deve ser ignorado. Gaste tanto tempo na criação de CTA convincentes como você faz na criação de seu conteúdo e seus recursos visuais. A última coisa que você quer é passar horas em uma publicação épica do blog e infográfico apenas para que as pessoas saem do seu site porque o seu CTA não era claro, ou pior, fraco.

Utilizando o poder da análise

Você pode pensar que você tem o maior plano de marketing de todos os tempos. Mas a verdade simples é que você não saberá como funciona a menos que você colete e meça dados. É importante saber quais páginas do seu site trouxeram o maior número de leads, onde eles clicaram/caíram. Da mesma forma, você quer saber quantos de seus contatos realmente se transformaram em clientes. Em qual ponto do seu site eles se converteram e onde estavam quando eles foram embora.

Você não saberá nada disso sem o software de análise. O Google Analytics é ótimo para rastrear seu site e há ferramentas mais sofisticadas como o CrazyEgg que mostra exatamente onde seus visitantes estão clicando.

Implementar testes

Depois de ter resultados obtidos com as análises, você pode começar a testar diferentes variações de sua estratégia de marketing. Isso é muitas vezes referido como teste A / B e você pode configurar testes para praticamente qualquer coisa, suas manchetes, seus CTAs, conteúdo, a cor dos botões e assim por diante.

Esta é uma parte valiosa de qualquer plano de marketing porque permite que você ajuste até obter a solução perfeita que é garantida para converter.

Obtendo as pessoas certas em sua equipe

Finalmente, seria uma tolice esperar que você lide com tudo isso por conta própria. Como proprietário de um site, você já lida com muitas coisas e nem todos nós nascemos profissionais de marketing. Saber quando acrescentar pessoas em sua equipe para ajudar com seus esforços de marketing é uma decisão inteligente. No entanto, você deve ter o cuidado de contratar não apenas aqueles cuja habilidade  coincide com sua estratégia. Mas também aqueles cuja visão e valor se alinham com os seus. Eles também devem estar prontos para aprender e melhorar continuamente para que você possa atualizar seu plano de marketing à medida que seus objetivos crescem.

Dito isto não hesite em contatar um de nossos especialistas para um help!