Você está procurando construir um negócio global vendendo produtos ou serviços online? Não gaste mais um real antes de aprender como colocar sua loja em funcionamento com este Guia de planejamento de loja virtual WordPress!
De acordo com o Statista, um provedor líder de dados de mercado e de consumidor, 58,3% dos usuários globais da Internet compraram produtos online em 2016. Em 2019, as compras online devem crescer para 63% e ultrapassar 65% dos usuários da Internet em todo o mundo em 2021. Em 2020 , esperamos mais de 2 bilhões de compradores online e atingimos.
Se você ainda não configurou sua loja online, vamos mostrar como fazer uma usando o WordPress. Acima de tudo sinta-se avontade para conversar com um de nossos especialista em WordPresss.
Lista de verificação de planejamento de WordPress
A lista de verificação abaixo cobre tudo que você precisa saber para configurar seu WordPress:
Planejamento de negócios de WordPress
Sua experiência do cliente de WordPress
Elementos do site de WordPress
Plataforma de WordPress
Legalidades do WordPress
Segurança de WordPress
Plug-ins de WordPress do WordPress
Recursos do plug-in de WordPress
Temas de WordPress WordPress
Recursos do tema de WordPress
Considerações adicionais de planejamento de WordPress
Venda online através de sites de membros
Configure uma rede de lojas usando vários locais
Venda produtos de outras pessoas online
WordPress multilíngue
Planejamento de negócios de WordPress
Você provavelmente já ouviu o velho ditado … “se você não planejar, está planejando falhar”.
Tudo em seu negócio de WordPress requer planejamento … Ao mesmo tempo que design da web, layout de página, navegação no site e conteúdo da web, até como você irá obter, vender e enviar produtos, coletar e processar pagamentos, envolver, interagir e acompanhar os clientes e muito mais .
Independentemente de você ser um proprietário de site tentando descobrir como aceitar pagamentos online por seus serviços ou um desenvolvedor da web que cria sites para clientes regularmente, é essencial planejar os seguintes aspectos de seu negócio de WordPress:
Produtos ou serviços.
Que você pode comercializar, representar ou vender com confiança. Ou seja você venderá produtos ou serviços digitais, bens físicos ou uma combinação de ambos? Itens únicos, múltiplos ou agrupados?
Estratégia de negócio.
Como sua empresa funcionará? Quem é seu público? Para onde você pretende vender? Em qual modelo você se concentrará (B2B, B2C, etc.)?
Hospedagem confiável na web para loja virtual com WordPress .
Manter sua loja funcionando e resolver problemas rapidamente é muito importante quando você administra um negócio online. Como resultado recomendamos algumas das melhores hospedagens em WordPress.
Localização do site.
Você está construindo uma nova loja virtual em um domínio separado ou apenas adicionando a funcionalidade de WordPress a um site existente?
Páginas.
para exibir informações sobre produtos, imagens de produtos, descrições e outras informações comerciais importantes.
Um sistema de gerenciamento de estoque para lidar com produtos e quantidades de estoque.
Carrinho de compras e software de processamento de pagamentos para lidar e processar pedidos e pagamentos online. Quais opções e métodos de pagamento você oferecerá? Você fornecerá avaliações gratuitas ou parcelas? Você cobrará taxas únicas, assinaturas recorrentes ou ambos?
Funis de vendas. Os clientes serão apresentados a upsells, vendas cruzadas e downsells? E quanto a ofertas expiradas, cupons, vales-presente?
Envio e cumprimento. Como sua loja vai calcular o frete ? Você enviará partes de um pedido para destinos diferentes?
Vamos começar o processo de planejamento de negócios de WordPress com o fim em mente, pensando nas pessoas que comprarão seus produtos e serviços e imagine a experiência do cliente que você gostaria de criar para elas.
Planejando a experiência do cliente em WordPress
Se você fez sua pesquisa de mercado, deve ter uma ideia mais clara do seu público-alvo. Imagine, então, um cliente em potencial ideal pousando em seu site e tente visualizar sua experiência:
Qual é a primeira coisa que eles verão se chegarem à sua página inicial? Eles serão apresentados com slides de imagens, um vídeo, um catálogo de produtos, uma história?
Como seu site atrairá visitantes que desejam apenas pesquisar e comparar produtos antes de comprar?
Com que rapidez e conveniência os clientes poderão encontrar o que procuram e verificar?
Como os visitantes vivenciarão seu processo de vendas?
Como você deixará os clientes satisfeitos e ansiosos para voltar?
A experiência de WordPress de seus clientes não acontece apenas online. Todas as áreas de seu negócio afetarão sua experiência. Por exemplo, se você vende produtos físicos ou serviços, processos operacionais como fabricação, pedidos, suprimentos, gerenciamento de estoque, preços, embalagem e atendimento também terão um impacto. É importante, então, começar com o “quadro geral” e tentar imaginar as coisas da perspectiva do cliente e como ele se sentirá ao fazer negócios com você.
Para obter mais ajuda com esta etapa do processo de planejamento de negócios de WordPress, consulte nosso guia sobre a venda de produtos online .
Elementos do site de WordPress
Uma loja virtual precisa destes elementos essenciais para funcionar de maneira eficaz:
Sua plataforma de WordPress
A plataforma de WordPress que você escolher afetará muitas de suas decisões futuras e influenciará outras escolhas, como selecionar plug – ins de WordPress e um tema de WordPress para sua loja online.
O WordPress oferece várias plataformas diferentes. WooCommerce, por exemplo, tem a participação de mercado de plataformas de eCommerce baseadas em WordPress.
Além de adicionar páginas da web como uma página ‘ Sobre nós ‘ ou ‘ Entre em contato ‘, sua loja virtual precisa de páginas especiais, como:
Loja / página do catálogo principal
Páginas de produtos
Página de categorias de produtos
Página de pesquisa de produto
Políticas da loja
FAQs
Conta do cliente e downloads
Carrinho de compras
Página de checkout
Muitos temas para loja virtual com WordPress incluem modelos de páginas para os itens acima, e alguns temas permitem que você personalize as opções nessas páginas.
Blog de Marketing
Integrar um blog de marketing com sua loja virtual permite que você e sua equipe / equipe:
Promova sua loja, anuncie seus produtos, serviços e ofereça promoções especiais.
Eduque e treine clientes em potencial e clientes sobre os benefícios de usar seus produtos ou fazer negócios com você
Publique os últimos especiais, novidades, notícias da loja, anúncios da empresa, comunicados à imprensa, etc.
Adicione depoimentos de clientes, vídeos de produtos, feeds de mídia social, formulários de aceitação de boletins informativos.
E muito mais.
Um dos principais benefícios de usar um blog é ajudar a impulsionar mais vendas antes de grandes eventos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Ação de Graças, Black Friday, Cyber Monday, Cyber November e muitas outras oportunidades.
Você pode escrever conteúdo com antecedência e agendar postagens para publicar automaticamente em dias específicos, de modo que, à medida que o dia de vendas se aproxima, sua empresa está aumentando suas promoções e deixando os clientes animados para o grande dia. As postagens podem direcionar os clientes para sua loja, para páginas de produtos específicos, para uma página de inscrição onde podem receber notificações por e-mail ou texto, ou pré-venda direta ou perguntas sobre eventos para páginas de FAQ ou sua equipe de atendimento ao cliente.
O WordPress permite que você integre perfeitamente o seu blog de marketing à sua loja online. Dependendo da sua escolha de plataforma e tema, você pode ter sua loja e um blog rodando a partir da mesma instalação do WordPress ou instalar o blog separadamente em uma pasta de subdiretório de seu domínio.
Designer de Web
Para criar um site de WordPress de sucesso que ajude sua empresa a gerar mais vendas, o design de seu site precisa levar os clientes por meio de uma conversão otimizada e uma experiência de vendas.
Criamos uma postagem separada sobre como projetar um site de WordPress para aumentar as conversões e impulsionar as vendas .
Recursos de WordPress
Se você planeja aceitar pagamentos online, seu site precisará de recursos de WordPress como botões ‘adicionar ao carrinho’, carrinho de compras, recursos de processamento de pagamento, opções de envio, conversão de moeda e muito mais.
Elementos Adicionais
Elementos adicionais (e opcionais) que podem ajudar a melhorar sua loja online incluem:
Adicionando um fórum da comunidade onde os clientes podem interagir com você e fazer perguntas sobre seus produtos ou serviços.
Usando mapas de calor para ajudá-lo a entender o comportamento do visitante em seu site.
Configurando ferramentas de feedback para capturar o feedback do visitante do site.
Instalar ferramentas de pesquisa para ajudá-lo a monitorar e medir a satisfação do cliente, criar enquetes, etc.
Também recomendamos instalar estas ferramentas gratuitas:
O Forminator é um plug-in de formulário WordPress tudo-em-um que oferece opções de pagamento, formulários de contato, enquetes, questionários e mais de mil integrações para ajudá-lo a aumentar o envolvimento do usuário e construir seguidores.
O Hustle permite que você configure formulários de aceitação de e-mail, pop-ups, barras de compartilhamento social e gere leads.
Legalidades do WordPress
Regras e regulamentos se aplicam a todos os tipos de negócios, incluindo a venda de produtos e serviços online. Algumas das questões legais que você precisa levar em consideração ao planejar sua loja online incluem:
Licenciamento de Produto
Se você planeja vender ou distribuir produtos online de outros fornecedores, certifique-se de ter todas as licenças necessárias para promover, distribuir ou vender produtos de terceiros. Ainda que mesmo que você planeje abrir uma loja afiliada, existem termos e condições que você deve cumprir. Muitas empresas levam a sério as violações dos contratos com seus fornecedores e podem cancelar sua licença ou encerrar sua conta ou contrato de distribuição por não cumprimento de seus T&C.
Copyright do conteúdo
Se o seu site usa imagens de banco de imagens ou outras formas de criação terceirizada de conteúdo, certifique-se de ter uma licença para usar esse conteúdo em seu site e entender como o conteúdo deve ser usado ou atribuído ao seu conteúdo.
Páginas Legais
Existem várias páginas legais que os sites de WordPress exigem para permanecerem em conformidade com as leis e regulamentos comerciais federais, estaduais ou regionais. As principais páginas jurídicas que você deve adicionar à seção jurídica da sua loja virtual incluem Termos de Uso , Política de Privacidade e GDPR , informações sobre pedidos, remessas, devoluções e reembolsos, conformidade com a FTC e isenções de responsabilidade para minimizar qualquer responsabilidade ou risco.
Além de adicionar documentação legal ao seu site, certifique-se de compreender todos os requisitos e obrigações legais, incluindo direitos autorais , marcas registradas e legislação do consumidor, conforme se aplica a todos os países ou regiões para os quais você planeja vender e operar.
Segurança de WordPress
A segurança é vital para um site de WordPress. Mas, se os clientes não se sentirem seguros em seu site, eles não farão transações e uma violação de segurança pode derrubar todo o seu negócio. Há muitos aspectos de segurança a serem considerados ao configurar um site de WordPress, desde SSL e processamento de pagamento seguro até a maneira como você lida com os dados do cliente.
Saiba mais sobre a segurança do WordPress para sites de WordPress .
Plug-ins para loja virtual com WordPress
Conforme mencionado anteriormente, a maneira mais fácil de construir uma loja virtual com o WordPress é começar com um plug-in de loja virtual para o WP . Depois de instalar e ativar o plug-in, tudo o que normalmente resta fazer é definir as configurações da sua loja, adicionar informações do produto e detalhes de preços e você está pronto para começar a vender online
O WordPress oferece vários plug-ins de Loja virtual. Aqui estão alguns dos principais plug-ins oficiais do WordPress que você pode usar para criar sua loja online:
WooCommerce
WooCommerce é o plugin de WordPress mais baixado para Lojas virtuais (e de propriedade da mesma empresa proprietária do WordPress). Inclui muitos recursos que transformarão instantaneamente qualquer site WordPress em uma loja online profissional. O plugin é gratuito e vem com ferramentas de gerenciamento de loja, relatórios, recursos de segurança, marketing, promoções, cupons, opções de impostos, opções de envio e SEO.
Se você estiver disposto a desembolsar algum dinheiro, existem muitas extensões disponíveis que você pode usar para expandir os recursos da sua loja com uma ampla gama de recursos, incluindo assinaturas, taxa de envio de tabela, taxas de gateway de pagamento, documentação do produto, devoluções, garantias, add-ons de produtos, faturas em PDF e produtos do dia, para citar apenas alguns. O preço dessas extensões varia de US $ 29 até US $ 299 por ano.
E caso tenha alguma dificuldade ou pretenda contratar uma instalação completa de uma loja virtual com WordPress não deixe de entrar em contato com nossos especialista em WordPress.
WP eCommerce
WP eCommerce é um plugin gratuito que cria uma loja online em seu site com apenas alguns cliques. Ele funciona para produtos físicos, serviços e downloads e inclui cupons, descontos, opções de envio gratuito, widgets para destacar novos produtos, otimização de mecanismo de pesquisa, calculadoras de taxas de envio, vários gateways de pagamento, incluindo PayPal, Stripe, Authorize.net, PayLeap, PayPal Pro, Braintree, eWay, Sage Pay e mais, e opções de personalização.O WP eCommerce se integra perfeitamente com o WordPress e funciona bem com os temas e plug-ins do WordPress, além de ter suporte para widget do WordPress e um painel muito semelhante para evitar a necessidade de aprender um novo. Se você conhece CSS e HTML, poderá personalizar seu site dentro do WP eCommerce.
Se você optar por atualizar para a versão profissional , acrescenta recursos adicionais graças aos plug-ins premium. Por exemplo, há o Gold Cart Plugin, que adiciona várias imagens de produtos e pesquisa ao vivo, e Membros e assinaturas, que permite assinaturas de produtos. O preço desses add-ons varia, mas normalmente oscilam em torno de US $ 99.
WP EasyCart
Outra solução gratuita de WordPress a ser considerada é o WP EasyCart. Como resultado este plugin é fácil de instalar em seu site existente e adiciona um carrinho de compras simples. Você pode vender uma variedade de produtos, tanto físicos quanto digitais, e brincar com as configurações para obter a aparência desejada. É compatível com a maioria dos temas e pode ser configurado em minutos.Ele vem com vários widgets, menus e muito mais para gerenciar recursos como pesquisa de loja, menus verticais e horizontais, filtros de preço e fabricante, categorias, especiais e muito mais. Outros recursos incluem integração de gateway de pagamento, internacionalização, configurações avançadas de produto (preços em camadas, preços B2B, produtos apresentados, etc.), remessa ao vivo, cupons, promoções, Google Analytics, compartilhamento social, software administrativo e muito mais.
Recursos padrão de plug-in de WordPress
Os plug-ins de WordPress fornecem muitos recursos padrão projetados para melhorar áreas como a experiência de compra online de seus clientes e como você gerencia sua loja.
Recursos para melhorar a experiência de compra online dos clientes
Os recursos padrão oferecidos pelos plug-ins de WordPress para ajudar a melhorar a experiência do cliente incluem:
Filtros de pesquisa de produto
Widgets de banner e produtos em destaque
Galerias de imagens
Avaliações e classificações de clientes
Produtos relacionados
Cartões de presente
Listas de desejos, etc.
Recursos para melhorar o gerenciamento e administração da loja
Da mesma forma, há muitos complementos e extensões que podem adicionar novas funcionalidades à sua loja por meio do back-end, incluindo:
Otimização de SEO.
Configuração de configurações avançadas do produto. Adicione, edite e exclua produtos em massa ou individualmente, adicione descrições de produtos, imagens, preços, quantidades, variações, impostos, etc.
Integração com processadores de pagamentos online (ex: Paypal, Stripe, Square, etc.). Ofereça opções flexíveis de pagamento e envio, adicione multimoedas, configure funis de vendas, cupons, carrinhos de compras personalizados, etc.
Envie notificações, faturas e lembretes para clientes e administradores.
Lide com pedidos, configurações e opções personalizadas, definindo regras de compra (por exemplo, descontos, cupons, etc.)
Gerenciamento de estoque de produtos, relatórios detalhados, manuseio e rastreamento de entregas de remessa.
Integração de serviços de terceiros (por exemplo, com marketing por e-mail para criar listas de clientes e enviar nossas newsletters, mensageiros para remessa, etc.).
Temas de loja virtual com WordPress
Os temas do WordPress estão disponíveis para atender a todos os tipos de sites, incluindo lojas online e lojas virtuais. O benefício de usar um tema de loja virtual com WordPress projetado para Woocommerce ou outro plugin é que você pode criar uma aparência integrada para sua loja simplesmente instalando e ativando um tema e, em seguida, personalizando suas configurações e opções para criar algo exclusivo para seu negócio que corresponda à sua marca.
Os temas de Lojas virtuais para WP permitem que você personalize e defina as configurações globais de design, como esquema de cores, logotipos, layout de página, navegação e menus da loja, tipografia e estilos para conteúdo e imagens e muito mais. Muitos temas WordPress excelentes, profissionais e bem projetados estão disponíveis para o seu site de loja virtual com WordPress. Recomendamos a escolha de temas premium de casas de design estabelecidas e mercados de tema, pois isso garantirá que você obtenha suporte e atualizações de desenvolvedores de temas.
Aqui estão alguns exemplos de temas e lugares do WordPress que você pode procurar:
Elementor Page Builder
O Elementor Page Builder é um plugin de criação de página gratuito que você pode baixar do diretório de plugin gratuito do WordPress e usar para criar designs de página de ponta com recursos avançados para todos os tipos de sites, incluindo loja virtual com WordPress
Com mais de 3 milhões de downloads, o Elementor é um criador de temas responsivo móvel robusto e estável, usado por muitos desenvolvedores de temas WordPress como sua base. Ele oferece uma interface fácil que torna a construção de páginas mais rápida usando arrastar e soltar instantâneo, edição ao vivo e carregamentos de página para que você possa ver como suas páginas ficarão ao editar. Ele também funciona com ou sem Gutenberg e vem com modelos pré-concebidos, widgets, blocos e muitos recursos integrados, incluindo fontes personalizadas, sombras de caixa, sobreposições de fundo, efeitos de foco e título, animações, divisores de forma, fundos gradientes e muito mais.
Um exemplo de um site de WordPress construído usando Elementor. Recursos adicionais usados por desenvolvedores de temas para a criação de sites de WordPress incluem um criador de formulários visual e intuitivo, automação de marketing e integrações de CRM, integração com WooCommerce e muito mais. Interessado no Elementor Page Builder? contrate em especialista em Elementor para WordPress clicando aqui!
Temas Elegantes
Elegant Themes é a casa de DIVI, outro popular construtor de páginas visuais do WordPress usado por mais de meio milhão de desenvolvedores e proprietários de negócios para construir sites profissionais.
Divi não é apenas um tema WordPress, é também uma estrutura de construção de sites com um editor WYSIWYG. Como resultado permite que profissionais de design e proprietários de negócios criem facilmente designs de site impressionantes sem tocar no código usando arrastar e soltar. Temas elegantes construídos com DIVI são totalmente responsivos, altamente personalizáveis, fornecem controle sobre detalhes muito sutis de seu design da web e permitem combinar CSS personalizado com os próprios controles de design visual da estrutura para possibilidades de design ilimitadas
Recursos padrão do tema de WordPress
Muitos temas de eCommerce WordPress hoje vêm repletos de recursos e opções de personalização. Definitivamente Aqui estão apenas alguns dos recursos padrão que você deve procurar em um tema para sua loja online.
Responsivo para celular
De longe, o recurso mais importante a ser procurado em qualquer tema de WordPress que você escolher é certificar-se de que o tema é totalmente responsivo. Ao passo que mais pessoas hoje estão navegando online usando seus telefones celulares, por isso é importante ter certeza de que seu tema ficará ótimo em todos os dispositivos e navegadores.
Layout do site
Procure recursos que permitirão que você controle todos os aspectos do layout do seu site, como layouts de página em caixa, ampla ou completa, configurações de controle de largura do site, planos de fundo de página, configurações de design de ajuste fino para elementos (por exemplo, valores de deslocamento, modos de rolagem de página , preenchimento de conteúdo) e opções de layout para barras laterais (por exemplo, sem barra lateral, layouts de barra lateral única, dupla ou múltipla).
Cabeçalhos e rodapés
Você deseja controlar as configurações, como conteúdo do cabeçalho / rodapé, estilo e imagens de fundo.Em suma a opção de cabeçalhos fixos ou flutuantes também é ótima.
Recursos de tema adicionais
Verifique se há recursos adicionais importantes, como configurações de opções que permitem fazer upload e alterar seu logotipo (e definir versões diferentes para estilos claro e escuro, Retina, etc.). Em suma adicionar menus de navegação personalizados, configurar barras de título de página, barras laterais, planos de fundo e lightboxes de imagem , adicione mapas à página de contato e defina as configurações do blog, compartilhamento de mídia social, tipografia e estilos CSS personalizados.
Quanto mais recursos e flexibilidade forem oferecidos pelo tema, mais exclusivo você poderá tornar a aparência do site e personalizá-lo para atender às suas necessidades. Em outras palavras sem a necessidade de pagar um web designer ou desenvolvedor web para modificar o código.
Considerações adicionais de planejamento de WordPress
Como a maioria das empresas, seu negócio de WordPress provavelmente terá elementos exclusivos que também requerem planejamento. Aqui estão algumas considerações adicionais de planejamento para ter em mente quando você começar a vender produtos e serviços online e procurar maneiras de crescer e expandir seus negócios de WordPress:
Venda online através de sites de membros
Você precisará de uma área privada para membros onde os clientes possam acessar downloads ou atualizações exclusivas?
O WordPress permite que você integre facilmente funcionalidades e recursos poderosos em sites de membros, fóruns de discussão, listas de diretórios e muito mais. Portanto permitindo que você automatize a cobrança de pagamentos antes de permitir que novos membros se registrem e acessem seus serviços.
Configure uma rede de lojas usando vários locais
Você planeja configurar e administrar uma rede de lojas online ou um mercado de WordPress?. Em suma com o WordPress Multisite, você pode configurar várias lojas virtuais com WordPress de forma rápida e fácil!
Venda produtos de outras pessoas online
Quer aumentar a receita de venda cruzada de produtos relacionados. Entretanto não tem um produto para fazer a venda cruzada?
Você não precisa ter seus próprios produtos. Nesse sentido você pode facilmente vender produtos de outras pessoas usando métodos como marketing de afiliados, dropshipping, construtores de lojas e sites de datafeed.
Venda seus produtos em diferentes idiomas
Se você planeja vender produtos online para um público global, por que não também planeja oferecer informações aos clientes no idioma do país para o qual você está vendendo seus produtos?
Uma dica final …
Se você planeja construir uma loja online ou usar um desenvolvedor de site. Em suma certifique-se de anotar todas as perguntas, ideias e preocupações que você possa imaginar e crie uma pasta de planejamento para armazenar todas essas informações.
Você está pronto para construir seu negócio de WordPress?
Em outras palavras, nosso Guia de Planejamento de Negócios de WordPress WordPress deu a você tudo que você precisa saber para começar a construir um negócio de WordPress que pode oferecer uma experiência de cliente notável e memorável.
Para recapitular …
Comece sua jornada de planejamento de WordPress com a “visão geral” em mente. Em outras palavras tente imaginar as coisas da perspectiva de seu cliente e o quão animado ele se sentirá ao fazer negócios com você. Use esse sentimento como sua bússola.
Não ignore a quantidade de planejamento envolvida e o nível de detalhes necessários para construir um negócio de WordPress de sucesso. Portanto quanto mais automatizado você deseja que seu negócio seja, mais detalhes você precisará levar em conta em seus processos de planejamento.
Por último certifique-se de escolher a plataforma, plug-ins e temas de WordPress certos para se adequar ao seu modelo de negócios de loja virtual com WordPress
Por fim certifique-se de que seu site está em conformidade com todas as práticas recomendadas de segurança e requisitos legais.
Pense em outras áreas e oportunidades onde sua empresa pode crescer e se expandir no futuro e certifique-se de considerá-las também em seu planejamento.
Investir tempo no planejamento de seu negócio de WordPress vai economizar muito tempo, dinheiro e dores de cabeça no longo prazo. Implemente os processos de planejamento acima e você estará no caminho certo para construir um negócio de WordPress bem-sucedido com uma loja virtual com WordPress.