evitar indexação do WordPress no google

evitar indexação do WordPress no google

Como evitar indexação do WordPress no Google

Toda a idéia deste post pode parecer loucura, afinal, você quer que os motores de busca encontrem o seu site. É por isso que você o otimiza para pesquisa e cria um sitemap XML para melhorar suas chances de classificação em busca.

Dito isto, há uma série de razões pelas quais você pode querer impedir o Google de indexar seu site WordPress:

  • Novas instalações do WordPress: apesar de ser mais difícil de um site completamente não finalizado e não otimizado ser rastreado e indexado pelos motores de busca, isso ainda pode ocorrer alguns segundos depois de instalar o WordPress. No entanto, você ainda não quer correr o risco de alguém tropeçar em seu domínio incompleto enquanto é um trabalho em andamento.
  • Sites de desenvolvimento: sites de Dev, sites de testes – você configurou isso para que os membros da equipe ou clientes possam testar o site novo (ou customizado) em tempo real. Você, obviamente, não quer que mais pessoas tropeçam em um site que, obviamente, não está pronto para ser compartilhado com o mundo.
  • Sites privados: se você criou algo como uma intranet da empresa ou um blog privado (ou simplesmente tenha certas páginas que você não quer quse sejam vistas por outros), você também pode ter uma boa razão para querer impedir o Google de indexar seu site do WordPress.
  • Páginas não essenciais: provavelmente não é um grande negócio se alguém tropeçar em sua página “Obrigado” ou alguma outra que não valha a indexação, mas saiba que existem maneiras de bloquear isso também.

Então, uma vez que você decidiu que deseja impedir que os mecanismos de pesquisa indexem seu site, como você solicita que não seja efetuado a indexação? Aqui estão seis opções a considerar, com base no objetivo final.

Impedir o Google de indexar seu site WordPress

Parar o Google de indexar seu site do WordPress é um processo relativamente fácil. Antes de selecionar uma das opções abaixo, no entanto, certifique-se de saber quais páginas ou postagens (se não o site inteiro) que deseja bloquear. Você também deseja descobrir se essas páginas já foram indexadas, pois isso exigirá uma ação completamente diferente.

Aqui estão as suas opções:

Opção 1: use as configurações do WordPress

Esta é a mais fácil das opções para implementar.

Para bloquear um site inteiro da pesquisa, entre no WordPress e encontre o menu Configurações. Em seguida, selecione Leitura.

Digitalize para a opção Visibilidade do site e você verá isso:

Configurações do WordPress – Leitura

Isso, em essência, adiciona uma tag “noindex” à tag principal do seu site:

<META NAME="robots" CONTENT="noindex">

No entanto, os motores de busca ainda podem optar por entrar e indexar seu site de qualquer maneira. É por isso que você deveria considerar fazer a opção 2 também.

Opção 2: senha: proteja a raiz

Esta opção irá levá-lo para fora do WordPress, no painel de controle do seu site. Veja como você vai fazer isso:

Faça login na sua conta de hospedagem na web e abra o painel de controle. Você deve ver algo chamado “Senha de Diretório” ou “Diretórios de Proteção por Senha”.

Você chegará a uma página que mostra todos os diretórios em seu site. Clique no diretório raiz (“/”).

Este passo final irá dar-lhe a capacidade de bloquear a raiz do seu site, basicamente impedindo o Google (assim como todos os outros) de acessar seu site.

Você também pode conceder acesso a pessoas específicas – como membros de sua equipe que precisam entrar no site enquanto está em progresso – através desta página.

Opção 3: use o arquivo robots.txt

Agora, se você preferir não bloquear todo o seu site da pesquisa, mas deseja restringi-lo a determinadas partes do seu site, você pode entrar diretamente no seu arquivo robots.txt para aplicar o bloco.

Aqui está o comando para entrar:

Agente de usuário: *
 Não permite: / [slug] /

Não se esqueça de atualizar o slug com o caminho do URL de destino que deseja bloquear.

Opção 4: use um plugin para bloquear todo o seu site

O plug-in protegido por senha fará essencialmente o mesmo que a opção 2 se você não estiver confortável bloqueando o acesso à raiz através do painel de controle. Note, no entanto, que esta proteção de senha bloqueia as pessoas de acessar suas páginas. Este plugin não impedirá que qualquer pessoa (incluindo o Google) obtenha links de suas imagens ou outros arquivos carregados.

Opção 5: use um plugin para bloquear páginas específicas

A maioria dos plugins de SEO permite que os usuários excluam páginas e postagens específicas de serem indexadas.

Opção 6: Remover da Pesquisa após indexação

Ok, então, digamos que seu site foi incorretamente indexado muito cedo ou que deseja remover uma página antiga e desatualizada de sempre mostrada nos resultados da pesquisa novamente. As opções acima não lhe darão a capacidade de remover essa página já indexada da pesquisa; você só pode bloquear a indexação futura.

Para esta opção, você precisará usar seu Google Search Console ou as ferramentas de console de busca correspondentes para outros mecanismos de pesquisa direcionando o tráfego para seu site.

Para o Google, aqui está o que você precisará fazer:

  • Vá ao Search Console e encontre seu site.
  • Clique no Índice do Google e selecione a opção “Remover URLs”.
  • Clique em “Ocultar temporariamente” e insira o URL do seu site ou o URL da página específica ou publicação que deseja remover da pesquisa. Certifique-se de que o URL que você inseriu está correto, pois isso efetivamente removerá o seu site da pesquisa por 90 dias.

Tenha em atenção o aviso do Google e também observe suas etapas para bloquear permanentemente um site. Ou até mesmo página da pesquisa (como já foi mencionado) acima.

Resumo

Como você pode ver, é um processo bastante simples para evitar indexação do WordPress no google. O que significa que é tão fácil reverter o processo. Dito isto, lembre-se de reverter o processo se isso apenas for um bloqueio temporário!

Obviamente, algo parecerá “desativado” se o seu site recém-concluído entrar em operação e o zero tráfego aparecer. Mas não deve chegar a esse ponto. Não se esqueca que ao evitar indexação do WordPress no google. Ou outros motores de busca você deve desativar após a finalização da etapa de produção.

Caso ainda existam dúvidas de como evitar indexação do WordPress no google ou você opte por exclarecimentos de outros fatos, Entre em contato com nossos especialistas em WordPress.