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Como obter mais pessoas para compartilhar seu conteúdo em mídias sociais com o WordPress

Há uma fórmula que todos os melhores blogueiros seguem: conteúdo valioso + otimização adequada do mecanismo de pesquisa + relevância semântica = grandes classificações nos resultados dos mecanismos de pesquisa e no alto envolvimento dos visitantes.

No entanto, apenas escrever conteúdo e seguir as melhores práticas de pesquisa de SEO e semântica não são suficientes. Para que seu ótimo conteúdo seja visto, ele precisa ser compartilhado nas redes sociais. E para garantir que isso aconteça, você deve otimizar suas postagens para compartilhar em mídias sociais.

Quando você fizer isso, você notará seu conteúdo recebendo mais ações, retweets e curtidas, o que pode aumentar a taxa de cliques para o seu site. E esse é um dos melhores objetivos quando se trata de blogs.

Então, como você otimiza suas postagens para compartilhamento de redes sociais? Afinal, o que isso quer dizer?

Neste artigo, veremos maneiras de otimizar suas postagens do WordPress para compartilhar em mídias sociais e mostrar alguns plugins diferentes que irão ajudá-lo a aumentar o envolvimento das redes sociais em seu site. Vamos lá.

Como otimizar suas postagens para compartilhamento social

Otimizar suas postagens para as mídias sociais envolve algumas coisas. A primeira coisa que você precisa fazer é, obviamente, adicionar um plugin de compartilhamento de redes sociais. No mundo dos plugins do WordPress, os plugins de compartilhamento de redes sociais são um centavo por dúzia. Com tantas opções, pode ser difícil decidir qual você deve usar. Mencionaremos apenas alguns deles neste artigo.

  • Módulo de compartilhamento e divulgação JetPack

    Para muitos usuários do WordPress, um dos métodos mais fáceis para permitir o compartilhamento de redes sociais é simplesmente ativar o módulo de compartilhamento no JetPack. É uma boa opção para quem deseja uma solução simples e sem frescura. Se você habilitar o modo Publicar, compartilhará automaticamente suas postagens nas mídias sociais assim que você publicar.
    Interessado no JetPack Share & Publicize Module?

  • Shareaholic

    Outra solução gratuita, que é popular entre muitos usuários, é o Shareaholic. O Shareaholic oferece mais opções de personalização do que o JetPack, como a capacidade de colocar os botões de compartilhamento acima e abaixo do conteúdo, exibi-los como uma barra flutuante, o botão “Pin It” de Pinterest para imagens, além de exibir posts relacionados abaixo do seu conteúdo.

Como adicionar recursos do Open Graph Protocol ao seu site

A segunda coisa que você precisa fazer para exibir seu conteúdo de forma amigável às mídias sociais é habilitando os recursos do Open Graph Protocol.

Isso significa que ao adicionar algumas meta tags específicas ao seu site, seu conteúdo se torna um objeto rico. Em termos leigos, significa que, assim que alguém entrar no link para o seu artigo em uma rede social, exibirá uma imagem personalizada, descrição e muito mais.

Existem duas maneiras de fazer isso. Você pode adicionar essas meta tags você mesmo se você não se importar em mergulhar em código, ou você pode usar um plugin para fazer isso por você.

Como adicionar manualmente Open Graph Meta Tags

Se você não tem medo de um pouco de trabalho extra, você pode adicionar Open Graph tags manualmente para o seu tema WordPress. Antes de fazer qualquer coisa relacionada ao código, você precisa criar e fazer o upload de uma imagem padrão que será utilizada caso seu artigo não possua imagens.

Você pode enviá-lo para a pasta raiz do seu site via FTP, ou você pode enviá-lo para o WordPress Media Library. Certifique-se de lembrar de copiar o URL da imagem porque você precisará usá-lo.

Depois de ter feito isso, é hora de adicionar o código abaixo ao seu arquivo functions.php. A melhor prática seria criar um tema filho do seu tema e copiar o arquivo functions.php e, em seguida, colocar o código lá. Dessa forma, quando o seu tema for atualizado, você não terá que voltar a adicioná-lo sempre.

O primeiro conjunto de códigos é uma função que diz aos serviços de terceiros que existem tags diferentes de tags HTML puras dentro do documento. Isso permite que os analisadores do Open Graph leiam suas meta tags corretamente.

Exemplo:

function doctype_opengraph ($ output) {
return $output . ‘
xmlns: og = “http://opengraphprotocol.org/schema/”
xmlns: fb = “http://www.facebook.com/2008/fbml” ‘;
}
add_filter (‘language_atributes’, ‘doctype_opengraph’);
Isso garantirá que o doctype apropriado seja adicionado ao HTML.

Então você pode adicionar uma função que define um objeto de postagem global e, em seguida, verificar se você está na página de publicação. Se você estiver, ele puxa a miniatura da publicação. Se a publicação não tiver uma imagem, ele irá adicionar a imagem padrão falada anteriormente. O último bit também verifica se você definiu um trecho para sua postagem. Se não conseguir encontrar um, será padrão para a descrição geral do site:

função fb_opengraph () {
$ global;
se (is_single ()) {
se (has_post_thumbnail ($ post-> ID)) {
$ img_src = wp_get_attachment_image_src (get_post_thumbnail_id ($ post-> ID), ‘médio’);
} outro {
$ img_src = get_stylesheet_directory_uri (). ‘url-to-your-image-here.jpg’;
}
se ($ excerpt = $ post-> post_excerpt) {
$ extração = strip_tags ($ post-> post_excerpt);
$ extração = str_replace (“”, “‘”, $ trecho);
} outro {
$ extração = get_bloginfo (‘descrição’);
}
?>

Em seguida, é hora de adicionar as tags atuais do Open Graph:

< meta property = og: title content = <? php echo the_title (); ? > />
< meta property = og: description content = <? php echo $ extração ; ? > />
< meta property = og: type content = article />
< meta property = og: url content = <? php ecoa the_permalink (); ? > />
< meta property = og: site_name content = <? php echo get_bloginfo (); ? > />
< meta property = og: image content = <? php echo $ img_src ; ? > />

Cada uma dessas tags dá aos sites de redes sociais informações adicionais sobre sua postagem.

Finalmente, você precisa realmente adicionar informações à sua postagem na seção head do HTML:

add_action('wp_head', 'fb_opengraph', 5);

A desvantagem dessa abordagem é que, se você decidir mudar os temas mais tarde, você terá que adicionar este código novamente ao seu novo tema.

Como adicionar Open Graph Metadata com um complemento

Screenshot AIOSEO-Social-Feature

Caso isso seja muito técnico e você deseja incluir o Twitter Cards e Rich Pins em sua estratégia, então, usar um plugin é a rota que você deseja levar.

Embora existam plugins individuais para o Twitter e Rich Pins, bem como o Facebook Open Graph, o método mais fácil é usar um plugin como o All In One SEO para cobrir todas as suas bases.

A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de que o Social Meta esteja habilitado na seção Recursos do plugin All In One SEO.

Depois disso, clique em Social Meta e marque a caixa que diz AutoGenerate OG Descriptions :

Screenshot-AIOSEO-Configurações

O resto dos passos são bastante auto-explicativos. Você precisa:

  • Especifique qual imagem será usada e aponte para a localização da sua imagem de retorno.
  • Insira seus perfis de redes sociais e insira as informações de administração do seu Facebook e ID.
  • Preencha a informação para os Twitter Cards. Os autores do plugin têm uma explicação detalhada de cada configuração que você pode seguir.

Caso você esteja usando o JetPack, as meta tags do Open Graph são geradas automaticamente para você. Outro benefício adicional com o JetPack é que seu módulo de Verificação do Site permite que você verifique seu site com Pinterest, o que permitirá Rich Pins em seu site.

Ao adicionar Open Graph metada ao seu site, você já está um passo à frente da concorrência. Mas o que acontece quando você não está lá para compartilhar seu conteúdo pessoalmente? E quanto a diferentes requisitos de imagem para o Facebook, Twitter, Google+, Pinterest e outros? Como você se certifica de que a imagem certa é compartilhada para as redes certas?

Uma solução simples que encontrei é usar o plugin Social Warfare.

Social Warfare e engajamento de mídia social

Screenshot-Social-Warfare

Social Warfare é um plugin premium que esta rapidamente ganhando popularidade e com bom motivo. Embora, à primeira vista, pareça mais um outro plugin de compartilhamento que adiciona botões de compartilhamento acima e abaixo de postagens, uma barra flutuante e afirma ser receptivo; faz tudo isso e vai adiante.

As características principais deste plugin incluem:

  • Você pode personalizá-lo
  • Você pode adicionar imagens personalizadas para o Google+, Facebook, LinkedIn e Pinterest
  • Você pode adicionar descrições personalizadas e um Tweet
  • Você pode adicionar uma opção “Clique para Tweetar” para usuários
  • Você tem controle total sobre o posicionamento: acima do conteúdo, abaixo ou ambos, barra flutuante, colocação manual por código
Screenshot-Social-Warfare-General-Settings

Social Warfare para Redes Sociais

As configurações observadas na captura de tela acima permitem que você selecione os botões de mídia social que deseja e onde exibi-los, ativar os Twitter cards, especificar o seu nome no Twitter e selecionar como os botões serão exibidos. Mas o poder real deste plugin está nas configurações individuais que você controla ao publicar uma nova postagem ou página.

Screenshot-Social-Warfare-Custom-Settings

A partir daí, você pode fazer o upload de uma imagem personalizada para o Facebook, Google+ e Linkedin, além de escrever uma descrição personalizada que se usará sempre que alguém compartilhe sua postagem nessas redes sociais.

O mesmo vale para o Pinterest e o Twitter, o que permite que você crie um tweet personalizado. Além disso, você pode adicionar manualmente citações na sua publicação, o que elimina a necessidade de usar um plugin extra apenas para essa funcionalidade.

Além dos recursos citados acima, a Social Warfare também oferece a opção de exibir suas postagens mais populares na barra lateral dependendo do número de compartilhamentos sociais que a postagem recebeu. Essa ferramenta custa US $ 24 por ano para a licença de um site.

Otimize suas postagens com o WordPress Social Sharing Optimization

Screenshot-WPSSO

Existe outro plugin que merece ser mencionado quando se trata de otimizar suas postagens para o compartilhamento de redes sociais. E esse é o WordPress Social Sharing Optimization plugin.

Ao contrário de outros plugins mencionados nesta publicação, o WordPress Social Sharing Optimization não é um plugin de compartilhamento. Em vez disso, ele funciona em conjunto com seu plugin de compartilhamento social preferido para garantir que seu conteúdo seja sempre compartilhado da melhor maneira possível. Basicamente, dá-lhe um controle total sobre o aspecto do seu conteúdo quando compartilhado.

Plugin All In One SEO ou o WordPress SEO:

Caso você tenha o plugin All In One SEO ou o WordPress SEO instalado, o WPSSO avisará você após a ativação que você precisa desativar as funcionalidades sociais desses respectivos plugins. Uma vez que é feito, o plugin praticamente funciona sozinho. Há apenas uma configuração mínima a ser feita para garantir que tudo funcione como deveria.

As principais configurações que você precisa preencher são o URL da página do Facebook, o URL da página do Google+ e as configurações de imagem que já estão pré-configuradas para você.

Screenshot-WPSSO-Essential-Settings

Uma vez que você vai publicar uma postagem, o plugin preencherá automaticamente a descrição e a imagem para serem usadas nas mídias sociais. Você pode visualizar a forma como a publicação será exibida na guia Visualizar e você pode até mesmo validar a apresentação do seu conteúdo em várias redes sociais diferentes, principalmente o Facebook Open Graph Validator, a marcação de dados estruturados do Google, os Rich Pins no Pinterest e os Twitter cards.

Captura de tela-Validação WPSSO

Agora, eu sei que você pode estar se perguntando por que você deve se preocupar em instalar este plugin quando você pode configurar essas configurações com All In One SEO ou WordPress SEO. Mas as diferenças entre esses plugins SEO e WPSSO são enormes. No seu melhor, os plugins de SEO permitirão que os sites sociais conheçam o título, uma breve descrição e uma imagem padrão.

O WPSSO, por outro lado, também levará em consideração suas imagens de plugins como a Galeria NextGEN, seus vídeos incorporados, imagens de pré-visualização, bem como os produtos WooCommerce, WP e-Commerce e MarketPress.

Este plugin está disponível gratuitamente, mas tem uma versão premium. O preço começa em US $ 49 para uma licença de site.

Resumo

Atualmente, produzir um ótimo conteúdo e confiar em SEO sozinho não é suficiente. Numa época em que as mídias sociais desempenham um papel cada vez maior, é imprescindível que o seu conteúdo seja apresentado da melhor maneira possível. Certifique-se para não deixar seu conteúdo ser esquecido ao não otimizar suas postagens para as mídias sociais. Felizmente, as dicas acima irão te guiar para o caminho certo.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um especialista em WordPress para analisar seu caso e recomendar a melhor solução para o seu negócio.