Seria ótimo se nenhum site fosse vulnerável a hacker, mas não é assim que funciona e com o WordPress não é diferente! Confira abaixo algumas correções de vulnerabilidade de segurança do WordPress que são rápidas e fáceis e você não pode ignorar.

A maioria dos problemas de segurança não se deve às qualidades centrais do WordPress . Geralmente é porque não foi feita as devidas medidas preventivas.

Continue lendo e veja como é fácil corrigir vulnerabilidades no WordPress. Exige apenas o devido cuidado de sua parte e a implementação de sistemas para garantir que os hackers não possam acessar seu site e se sentir em casa.

Além disso, com a ajuda de alguns plug-ins, algumas vulnerabilidades são resolvidas automaticamente. Vale lembrar que estaremos recomendando alguns plugins ao longo deste post, então fiquem ligados!

Este artigo examinará detalhadamente:

  • Por que o WordPress é vulnerável
  • Sete vulnerabilidades e correções comuns de segurança do WordPress
    1. Plug-ins ou temas desatualizados
    2. Seu WordPress não foi atualizado para a versão mais recente
    3. Ambiente de hospedagem ruim
    4. Fornecendo aos usuários privilégios desnecessários
    5. Senha fraca
    6. Usando a área de login padrão do WordPress
    7. Não Usando SSL / HTTPS

Com isso dito, vamos ver por que o WordPress é vulnerável à hackers e também sete vulnerabilidades de segurança comuns do WordPress – e como corrigi-las.

Por quê o WordPress é vulnerável?

Vale a pena repetir que não são apenas os sites WordPress que são vulneráveis ​​à hackers. Infelizmente todos os sites são!

O WordPress é de longe o criador de sites mais popular, o que torna os sites WordPress um alvo frequente de ataques maliciosos de hackers e bots, em parte devido à quantidade de sites existentes.

A boa notícia é que o WordPress não precisa ser vulnerável. A vulnerabilidade do WordPress é devido aos administradores descuidarem de tarefas simples. Quando as precauções são postas em prática, as chances de seu site permanecer seguro são maiores.

Você pode fazer outras coisas, como ter uma boa hospedagem, remover plug-ins desatualizados e muito mais! Entraremos em todos os fundamentos em um momento.

A equipe de segurança do WordPress é composta por mais de 50 profissionais. E para garantir que os problemas sejam bem tratados, a equipe às vezes colabora com outros profissionais de segurança para resolver problemas em dependências comuns.

Em suma, os sites que não são atualizados, bem mantidos e não possuem precauções de segurança implementadas são os mais vulneráveis.

Portanto, vamos dar uma olhada nas vulnerabilidades de segurança mais comuns do WordPress e como corrigi-las se essas medidas ainda não estiverem implementadas em seu site.

7 vulnerabilidades e correções comuns de segurança do WordPress

Existem alguns tópicos comuns quando se trata de vulnerabilidades do WordPress. Vamos dar uma olhada em sete dos mais comuns e ver como corrigir cada problema o mais facilmente possível.

1 – Plugins ou temas desatualizados

Antes de mais nada, o WordPress oferece vários plug-ins e temas para atender às suas necessidades, como você provavelmente sabe. É ótimo ter todas as opções disponíveis; no entanto, cada extensão pode ser a entrada potencial de um hacker.

Seu site se torna vulnerável quando um plugin ou tema está desatualizado ou não é atualizado. A razão para um plugin ou tema deixar de ser mantido é porque o desenvolvedor o abandonou ou o administrador não o atualizou.

É vital manter seus plug-ins e tema atualizados. Do contrário, um plugin ou tema desatualizado fica vulnerável a falhas de segurança. Isso ocorre principalmente porque ninguém o está monitorando e as vulnerabilidades não são detectadas.

Além disso, não baixe plug-ins ou temas desatualizados para começar.

Para corrigir, basta atualizar facilmente plug-ins e temas no painel de administração do WordPress.

Neste caso, existe uma atualização disponível.

Neste caso, existe uma atualização disponível.

Você pode atualizar sua versão do WordPress, plug-ins e temas aqui manualmente. Além disso, o recurso de atualização automática do WordPress pode atualizar automaticamente o núcleo, plug-ins e temas, então você nem precisa pensar sobre isso.

2 – Seu WordPress não foi atualizado para a versão mais recente

O WordPress tem atualizações básicas para corrigir bugs e aumentar a segurança. Se você estiver usando uma versão desatualizada, está convidando a vulnerabilidades indesejáveis. Ter a versão mais recente do WordPress sozinho pode evitar muitos problemas.

No entanto, nem todo mundo faz isso. Na última análise do que os usuários da versão do WordPress têm , apenas 27,1% estão usando a 5.6 – a versão mais recente no momento em que este artigo foi escrito.

Como você pode ver, 27,1% estão usando 5,6. Isso significa que a maioria dos usuários está usando uma versão desatualizada. (Fonte: WordPress.org)

Como você pode ver, 27,1% estão usando 5,6. Isso significa que a maioria dos usuários está usando uma versão desatualizada. (Fonte: WordPress.org)

Pode ser fácil esquecer de atualizar seu site WordPress, especialmente se você não o usa com frequência ou não está prestando atenção.

Para corrigir, basta atualizar para a versão mais recente do WordPress para garantir que seu site não seja tão aberto às principais vulnerabilidades do WordPress.

Atualizar o WordPress está na mesma área que atualizar plug-ins e temas. Você pode fazer isso diretamente do painel de administração em Atualizar ou com um plugin como Automatizar .

Você também pode configurá-lo para atualizar seu site WordPress automaticamente nesta área, então você não precisa se preocupar em atualizar manualmente.

3 – Ambiente de hospedagem ruim

Seu ambiente de hospedagem pode desempenhar um papel na segurança do WordPress. Um bom exemplo é a versão do PHP que sua hospedagem está disponibilizando. O suporte de segurança do PHP expira em versões mais antigas, abrindo-o para vulnerabilidades, então seu PHP precisa ser mantido atualizado.

Como nas versões desatualizadas do WordPress, muitos usuários não estão usando o PHP atualizado.

Como você pode ver, há muitos usuários do WordPress usando versões desatualizadas do PHP. (Fonte: WordPress.org)

Como você pode ver, há muitos usuários do WordPress usando versões desatualizadas do PHP. (Fonte: WordPress.org)

Você pode verificar qual versão do PHP seu site usa no painel do WordPress.

Basta ir primeiro a Ferramentas > Integridade do site .

Se for recomendado atualizar seu PHP, isso indicará nas melhorias recomendadas . Se o seu PHP estiver em boa forma, ele será exibido na área Passed Test . Também indica qual versão do PHP você está executando.

 

Como você pode ver, este site está usando 8.0.0.

Como você pode ver, este site está usando 8.0.0.

Se você hospedar conosco, poderá verificar sua versão do PHP acessando Hospedagem e, em seguida, a área Visão geral do Hub.

Este está rodando em 8.0. Aqui, você também pode ver qual versão do WordPress você possui.

Este está rodando em 8.0. Aqui, você também pode ver qual versão do WordPress você possui.

 

A partir daqui, você pode alterar a versão do PHP que está executando para garantir que esteja atualizada.

PHP é apenas um aspecto de ter um bom ambiente de hospedagem. Boas empresas de hospedagem devem atualizar com segurança e automaticamente o seu site WordPress para que você esteja sempre executando o software mais recente.

Eles poderão atualizar seu PHP, oferecer certificados SSL grátis, fazer backup de seu site, suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e muito mais.

4 – Dando aos usuários privilégios desnecessários

Se você permitir que usuários desempenhem funções específicas pode ser arriscado, especialmente se eles tiverem acesso a senhas, gateways de pagamento e edição de seu site WordPress.

O WordPress tem seis funções de usuário diferentes que podem ser concedidas para várias permissões. Eles são:

  • Administrador
  • editor
  • Autor
  • Contribuinte
  • Assinante

De todas essas funções, os administradores são os mais importantes. Eles têm acesso irrestrito a todo o site.

Infelizmente, alguns sites permitem que praticamente todos os seus usuários tenham acesso de administrador.

Se houver uma maçã podre (e não estamos falando do tipo MacBook), isso pode causar estragos. Isso dá a eles a capacidade de fazer coisas, como criar contas de administrador fantasma e backdoors, para que possam recuperar o acesso se você excluir sua conta.

Além disso, eles podem excluir suas informações, vincular gateways de pagamento a outra conta e muito mais. Praticamente qualquer coisa imaginável pode acontecer ao devastar seu WordPress se a pessoa errada assumir o controle.

Para corrigir, é melhor não entregar o acesso de administrador, a menos que seja um parceiro importante ou pessoa extremamente confiável. Isso dependerá das necessidades dos indivíduos que precisam de acesso total para os negócios e é vital atribuir as permissões adequadas.

Se você administra uma empresa que permite que usuários acessem sua conta ou site do WordPress, e eles são dispensados ​​ou encerrados, certifique-se de restringir o acesso ou excluir suas contas.

Suponha que, por acaso, você descubra que não consegue acessar sua conta e que seus privilégios de administrador foram revogados. Nesse caso, pode ser necessário criar uma nova conta de administrador por meio de seu banco de dados usando phpMyAdmin ou entrando em contato com o administrador do CMS.

As situações variam, então a solução pode ser tudo, desde ligar para um profissional para limpar algum código incorreto ou simplesmente excluir o criador de problemas assim que uma situação for percebida.

Seja qual for o caso, é melhor tentar evitá-lo desde o início, limitando o acesso do administrador.

5 – Senha fraca

Quase sempre, seja no WordPress ou em qualquer outro site, uma senha forte é recomendada (usando letras maiúscula, minúscula, números e pontuações). No entanto, as senhas fracas ainda são comuns.

Os hackers projetam bots com o único propósito de descobrir suas credenciais de login. Eles tentam centenas de nomes de usuário e senhas – tudo em apenas alguns minutos. É conhecido como ataque de força bruta .

Quando há centenas de tentativas de login em seu site, isso pode custar caro em seu servidor. Isso pode tornar seu site WordPress lento e ele pode travar devido a uma sobrecarga do sistema.

Para corrigir, basta dividir isso em duas correções separadas.

Em primeiro lugar, uma senha forte é uma solução fácil. Você pode alterar e criar uma senha no administrador do WordPress em Usuários> Perfil .

O WordPress irá gerar e recomendar uma senha forte para você. Ou você pode criar o seu próprio.

Uma senha forte que o WordPress gerou e recomenda.

Uma senha forte que o WordPress gerou e recomenda.

A senha recomendada do WordPress tem tudo de que você precisa para segurança e é melhor usá-la ou algo semelhante se você criar a sua própria.

O Defender está pronto para impedir ataques de força bruta com seu firewall.

O Defender está pronto para impedir ataques de força bruta com seu firewall.

Se você alterar o limite de quantas tentativas de login são permitidas antes de um bloqueio, a duração do bloqueio e criar uma mensagem personalizada para o usuário para que ele saiba o que aconteceu.

O firewall também inclui detecção 404 e banimento de IP . Além disso, se você realmente deseja melhorar seu jogo de login.

6 – Usando a área de login padrão do WordPress

WordPress tem slugs padrão de wp-admin e wp-login . Hackers e bots estão cientes disso e é para onde eles irão para tentar fazer login no seu site.

7 – Não usando SSL / HTTPS

SSL / HTTPS é um método de criptografia para seu site WordPress. Ele protege a conexão entre os navegadores dos usuários e seu servidor de hospedagem para WordPress.

Quando um certificado SSL é instalado com sucesso, o protocolo do aplicativo (por exemplo, HTTP) se transforma em HTTPS . O ‘S’ significa ‘seguro’.

O resultado é que fica mais difícil para os hackers entrarem em sua conexão.

Sem um site habilitado para SSL / HTTPS, seu site pode ficar vulnerável a hackers.

Para corrigir, é apenas uma questão de adicionar SSL / HTTPS ao seu site. Felizmente, obter um SSL / HTTPS é fácil de obter e configurar.

A maioria dos provedores de hospedagem os inclui.

Faça as vulnerabilidades desaparecerem

Dessa forma, com tudo o que vimos, seu WordPress deve ser muito menos vulnerável a hackers e bots. Esses ajustes simples podem manter seu site seguro e funcionando perfeitamente.

Com a ajuda de um plugin e uma boa hospedagem , é praticamente sem esforço implementar essas melhorias hoje, e como resultado, algumas das vulnerabilidades significativas que seu site WordPress tinha podem desaparecer em alguns cliques.

E por fim, se precisar de ajuda especializada com qualquer coisa relacionada ao WordPress, entre em contato com nossa equipe de suporte especializado em WordPress.