Se você deseja ter um site WordPress de sucesso, precisa manter sua funcionalidade principal, plugins/temas instalados e outros aspectos regularmente. Sem dúvida, o WordPress é uma ótima plataforma, mas a manutenção é a chave que o manterá por mais tempo no mercado global.

No entanto, manter um site WordPress é uma das tarefas tediosas, mas ajudará você a conhecer sua eficiência, mantê-lo atualizado com as tecnologias mais recentes e, o mais importante, permanecerá seguro e protegido. Portanto, certifique-se de seguir as táticas de manutenção corretas que aumentarão a segurança, o desempenho e a funcionalidade do seu site em grande medida.

Neste artigo, vamos nos deparar com as sete dicas de manutenção do WordPress que ajudarão você a manter seu site WordPress, sem nenhuma assistência técnica.

Vamos dar uma olhada:

1. Faça backup do seu site regularmente

2wp-especialistas-em-wordpress.

Esta é a coisa mais importante que você precisa fazer em uma base regular. Embora o backup não mantenha seu site atualizado e limpo, ajuda se algo der errado, pois você pode reverter para uma versão anterior imediatamente.

Eu sugiro que você faça backup do seu site WordPress mensalmente. Você também pode fazer backup de seus blogs diariamente, enquanto os backups semanais são bons para sites corporativos. Você pode fazer backup do seu site por meio de seu provedor de hospedagem ou baixando uma cópia local do seu site por FTP.

O WordPress oferece alguns plugins impressionantes que farão backup automaticamente do seu site completo. VaultPress é um bom plugin WordPress que oferece as funcionalidades de backup e restauração em tempo real.

2. Mantenha seu site atualizado

Se você deseja manter seu site, você deve atualizar seu WordPress principal, temas instalados e plugins para sua versão mais recente com frequência.

Tudo o que você precisa é fazer login no seu site WordPress mensalmente e atualizar o WP principal, temas e plugins.

3. Excluir plug-ins não utilizados

Os plugins do WordPress são uma ótima maneira de estender a funcionalidade do site. Mas usar muitos plugins pode afetar o desempenho e a segurança de um site.

Se você quer um site de sucesso, você precisa remover todos os plugins que você não usou até agora. Resumindo, livre-se dos plugins que você não precisa.

Para isso, primeiro você precisa desativar o plugin e, em seguida, excluí-lo. Mas antes disso, dê uma olhada no plugin que você instalou para descobrir os plugins não utilizados.

4. Otimize seu banco de dados

Um banco de dados é um local onde todo o conteúdo do seu site é armazenado. Inclui seus posts, páginas, imagens, vídeos, configurações e muito mais. À medida que seu site cresce, seu banco de dados começa a ficar inchado, o que, por sua vez, diminui a velocidade do seu site.

Se você deseja melhorar o desempenho do seu site, você precisa otimizar seu banco de dados. Com a ajuda do plugin WordPress (como o WP-Optimize que otimizará automaticamente seu banco de dados e limpa registros que agora não são necessários), você pode otimizar o banco de dados do seu site e aumentar sua velocidade.

O plugin também o ajudará a remover comentários de spam; mensagens de rascunho indesejadas, etc. Ele também otimiza as tabelas de banco de dados MySQL subjacentes .

5. Concentre-se na segurança do seu site

A maioria dos usuários do WordPress ignora a segurança de seu site. Mas é um dos fatores cruciais que precisam ser considerados. Se você deseja proteger seu site contra hackers e outras ameaças de segurança, é necessário instalar um plug-in de segurança confiável . Você pode usar o plug-in iThemes Security que protegerá seu site contra hackers em apenas alguns cliques.

Aliás, você também deve usar um serviço da Sucuri para monitorar seu site. Ele analisará seu site e detectará o malware ou vírus de seus temas, plugins ou núcleo do WordPress instalados. E se algum malware for encontrado, ele o removerá imediatamente do seu site.

6. Fique de olho na velocidade do seu site

Se você deseja atrair mais visitantes, precisa fornecer páginas de carregamento rápido. Isso significa que a velocidade de um site afeta diretamente a classificação do seu site nos mecanismos de busca. Na verdade, o Google prefere sites de carregamento rápido. Portanto, você deve saber a velocidade de carregamento do seu site.

Felizmente, existe o PageSpeed ​​Insights do Google que oferece uma ferramenta para avaliar o tempo de carregamento do seu site e, em seguida, oferece dicas para melhorá-lo. Você pode instalar esta ferramenta e melhorar o desempenho do seu site em poucos cliques.

7. Gerenciar contas de usuário

A segurança do seu site também se baseia no aspecto de como você gerencia suas contas de usuário. A maioria dos proprietários de sites usa a senha de seu site e a deixa vulnerável. Se você for um usuário iniciante, evite fornecer seus detalhes de login a vários usuários. Cada usuário deve ter seus próprios detalhes de login e senha, pois isso dá mais segurança ao site.

Além disso, certifique-se de não usar o nome de usuário “admin” para sua conta WP. Tente trocar o nome de usuário padrão pelo novo e exclusivo. Você também pode usar a senha longa e difícil de quebrar. Além disso, você também pode alterar o URL da sua página de login se quiser proteger seu site contra hackers e outras ameaças de segurança.

Conclusão

Estas são algumas das ótimas dicas de manutenção do WordPress que manterão seu site atualizado, limpo e atualizado. Você deve seguir essas dicas e aprimorar a funcionalidade do seu site por mais tempo.

E por fim, se você acha que ter uma rotina de cuidados com o seu site e/ou sua loja virtual difícil ou tedioso, aqui na 2WP você pode contratar um especialista em WordPress para te ajudar com esses cuidados essenciais. Confira nossos artigos sobre manutenção sob demanda para WordPress e suporte avulso e banco de horas para WordPress & WooCommerce, e se já estiver determinado a ter esses cuidados com quem realmente entende sobre, clique aqui e já chama um de nossos especialistas.