Como escrever um post incrível em 5 Passos
Você sabe que precisa começar a blogar para expandir seu negócio, mas você não sabe como. Nesta publicação, vamos mostrar-lhe como escrever um post no blog em cinco passos simples que as pessoas realmente querem ler. Pronto? Vamos começar.
Escrever uma postagem no blog é como dirigir; Você pode estudar o código da estrada (ou ler artigos que lhe dizem como escrever um post no blog) há meses. Mas nada pode prepará-lo para o real, como ficar atrás do volante e bater na estrada aberta.
Como escrever um post no blog em cinco etapas fáceis:
- Passo 1: Planeje sua postagem no blog, escolhendo um tópico, criando um esboço, realizando pesquisas e verificando os fatos.
- Passo 2: Ofereça uma manchete informativa e que capture a atenção dos leitores.
- Passo 3: Escreva sua postagem da maneira que preferir.
- Etapa 4: Use imagens para aprimorar sua postagem, melhorar seu fluxo, adicionar humor e explicar tópicos complexos.
- Etapa 5: Edite sua postagem no blog. Certifique-se de não ser repetitivo, leia sua postagem em voz alta para verificar seu fluxo, peça a outra pessoa que leia e forneça comentários, mantenha frases e parágrafos curtos, não seja perfeccionista e não tenha medo de cortar texto ou adaptar sua escrita no último minuto.
Agora vamos analisar cada passo com mais detalhes.
Etapa 1: Planejamento
Todo o processo de escrever um post no blog, desde o início da ideia até finalmente clicar em Publicar, pode levar algumas horas, mesmo que você possa digitar oitenta palavras por minuto ou possua habilidades avançadas de escrita.
Muito antes de se sentar para colocar a caneta no papel, você precisa ter certeza de que tem tudo o que precisa para se sentar e escrever. Muitos blogueiros novos ignoram o processo de planejamento e, embora você possa pular esta etapa, fazer sua lição de casa realmente lhe poupará tempo mais adiante e ajudará você a desenvolver bons hábitos de blogagem.
Escolha um tópico que te interesse
Antes de fazer qualquer uma das seguintes etapas, certifique-se de escolher um tópico que realmente lhe interesse. Nada matará uma postagem de blog de forma mais eficaz do que a falta de entusiasmo do escritor.
Posso ouvir suas objeções já. “Eu tenho que fazer um blog para uma empresa de fabricação de papelão.” É difícil, eu sei. Mas a marca registrada de um blogueiro profissional é a capacidade de escrever bem sobre qualquer tópico. Escrever é muito mais fácil, no entanto, se você tiver pelo menos um pouco de entusiasmo em relação assunto em questão.
Algumas postagens serão complicadas de escrever, mas se você tiver controle editorial sobre o assunto, escolha os tópicos que você desejaria ler mesmo que se relacionem com indústrias de nicho. Quanto mais estusiasmado você estiver com seu tópico, mais entusiasmados seus leitores ficarão quando o estiverem lendo.
Escreva um esboço para o seu post
Grandes postagens de blog não acontecem simplismente. Mesmo os melhores blogueiros precisam de um rascunho da ideia para mantê-los no caminho certo.
O esboço não precisa ser longo ou detalhado, é apenas um guia aproximado para garantir que você não se distraia em outros assuntos quando estiver escrevendo.
Por exemplo, este é o esboço desta publicação:
Introdução
[Resumo rápido explicando o que a postagem do blog irá cobrir]
Seção 1 – Planejando um post no blog
– Coisas que os blogueiros devem fazer antes de colocar a caneta no papel – pesquisas, rascunhos, etc.
Seção 2 – Escrevendo um post no blog
– Dicas sobre como se concentrar na escrita, dicas de produtividade para blogueiros
Seção 3 – Reescrever / editar um post no blog
– Técnicas de auto-edição, coisas a serem observadas, erros comuns.
Seção 4 – Otimizando um post no blog
– Como otimizar uma postagem de blog para SEO, compartilhamento social/engajamento, etc.
Seção 5 – Conclusão
– Resumo
O objetivo do esboço é garantir que você saiba o que deseja cobrir, em que ordem as seções aparecerão, e alguns detalhes do que terá em cada parte.
Você pode escrever o seu esboço onde quiser, mas é importante que faça para mantê-lo focado.
Faça sua pesquisa
Um dos maiores segredos profissionais que os blogueiros não contam é que na verdade não sabemos tudo. Na verdade, às vezes não sabemos nada sobre um tópico antes de nos sentarmos para escrever sobre isso.
E é exatamente a curiosidade natural de muitos blogueiros que os torna fantásticos no que fazem. Você precisa se sentir confortável pulando de um tópico para outro, mesmo que você não conheça sobre o assunto. O que nos permite fazer isso e escrever de forma autoritária sobre áreas temáticas novas, é saber como pesquisar corretamente para uma postagem de blog.
Vocês já devem saber, mas confiar apenas na Wikipedia como fonte primária não é uma boa ideia. Apesar da Wikipedia ter milhares de artigos excelentemente pesquisados e mostrar os links de onde vieram as informações.
Você deve escolher fontes confiáveis. Como associações oficiais, sites do governo, os documentos de pesquisa altamente citados e os especialistas da indústria são bons exemplos. No entanto, ninguém está certo o tempo todo, então, aborde todas as fontes com o ceticismo de um jornalista e questione tudo até que você tenha certeza de que sua informação é sólida.
Etapa 2: Escreva um grande título
Todos têm uma opinião sobre títulos. Alguns dizem que você deve ser o mais específico possível (para evitar enganar seus leitores e aumentar suas expectativas), enquanto outros recomendam uma abordagem mais abstrata. As manchetes vagas podem funcionar bem se você for Seth Godin. Mas para a maioria de nós, ser específico é melhor.
Existem duas abordagens principais que você pode levar para escrever os títulos do blog. Você pode decidir sobre o seu título final antes de escrever o resto da sua publicação (e usar o título para estruturar seu esboço), ou você pode escrever sua postagem no blog e decidir o título quando terminar.
As pessoas adoram artigos de instruções.
Outra técnica comum é colocar uma questão no seu título. Isso pode ser extraordinariamente eficaz.
No entanto, esta técnica também está declínio, e poucas pessoas autilizam nos dias de hoje (como o “Você não vai acreditar …”). Se você optar por fazer perguntas em seus títulos, certifique-se de que é uma questão em que sua audiência estará genuinamente interessada.
Por enquanto, o que eu aconselharia é experimentar o que funciona para o seu público. Se os seus leitores querem estudos de caso hiper-específicos sobre como fazer coisas, de qualquer forma, deixe-os ter. No entando, não faça algo apenas porque alguém está fazendo, ainda mais se não interessa ao seu público.
Etapa 3: Escrita
Então, você fez sua pesquisa, estabeleceu um título (ou pelo menos um título de rascunho), e agora você está pronto para realmente escrever uma postagem no blog.
Certifique-se de ligar o computador antes de começar a escrever seu rascunho físico.
Da mesma forma que os títulos, existem duas abordagens principais para escrever uma postagem no blog. Você pode se sentar e escrever um rascunho inteiro de uma única vez, ou você pode dividí-lo gradualmente ao longo do tempo. Não há uma resposta certa ou errada aqui – apenas o que você preferir.
No entanto, eu recomendaria fazer o máximo possível de uma vez. Isso facilita o foco no tópico e minimiza a chance de você esquecer os pontos cruciais. Mas mesmo que você trabalhe de forma mais eficaz dividindo o trabalho, tente maximizar a quantidade de escrita que você faz quando for escrever.
Como a maioria das habilidades, a escrita torna-se mais fácil e mais natural, quanto mais você praticar. Na primeira vez, você pode levar uma semana ou mais para escrever uma postagem. Mas com a prática, você estará concluindo excelentes postagens em horas. Portanto não desanime no começo.
NOTA: Muitas pessoas possuem dificuldade para escrever introduções. Uma excelente estratégia é deixar para escrever a introdução por último, depois que o conteúdo fluir no artigo ficará mais fácil de pensar em como introduzi-lo.
Etapa 4: usando imagens de forma eficaz
Escrever para a web é um maneira completamente diferente do que escrever para imprimir. Muitas vezes, as pessoas simplesmente não têm tempo, vontade ou capacidade de se concentrar em posts de blogs longos sem algum estímulo visual. Mesmo uma postagem de blog bem formatada, se possuir apenas textos, pode espantar os leitores. Por isso é importante incluir imagens em suas postagens.
As imagens ajudam o seu post a fluir mais eficazmente
Um dos motivos mais importantes para incluir imagens nas postagens do blog é dividir o texto, intercalando imagens com texto, tornando sua postagem menos intimidante e mais atraente visualmente.
Todo mundo gosta de uma boa risada, e uma imagem bem escolhida pode ajudar a aliviar o tom de suas postagens e injetar algum humor no artigo, o que pode ser particularmente eficaz se você estiver escrevendo sobre um tópico mais chato ou cansativo. E a imagem não precisa ter relação com o tema necessáriamente.
As imagens são uma parte essencial do seu conjunto de ferramentas de blogs se você quiser expandir seu público. Diagramas, gráficos, infografia, tabelas e quaisquer outros recursos visuais podem ajudar seus leitores a entender temas abstratos ou complexos.
Etapa 5: Edição
Escrever uma postagem no blog pode ser difícil, mas editar uma postagem no blog é muito mais difícil. Muitas pessoas assumem, erroneamente, que a edição é simplesmente revisar frases que não funcionam ou corrigir erros gramaticais. Embora a estrutura da frase e a gramática sejam ambas muito importantes, a edição é sobre ver o artigo como um todo.
Resumo
Blogar é um daqueles trabalhos que parece fácil até você ter que fazê-lo. Felizmente, fica mais fácil, e com tempo e prática, você estará blogando como um profissional.
Para ajudar suas escritas: evite repetição, depois de concluir o primeiro rascunho da sua postagem no blog, leia e verifique se há palavras que podem ser substituídas para evitar repetições. Leia tudo em voz alta para verificar a fluidez.
Peça para alguém ler para se certificarem de que o artigo faz sentido estruturalmente e é compreensível como um todo. Mantenha as frases curtas e os parágrafos mais curtos, As frases devem ser tão curtas quanto possível. Eles são mais fáceis de ler, facilitando o trabalho de sua audiência.
Lembre-se, um esboço é um guia, não algo fixo imutável. Se algo não funciona, seja uma frase, um parágrafo, ou mesmo uma seção inteira, não hesite em fazer o corte. Seja implacável com o seu trabalho.
Comece a escrever hoje mesmo!
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