Ele hospeda cerca de 19 milhões de websites em todo o mundo. E tem uma participação de mercado de cerca de 60%. Números fortes que devem atraí-lo para o mundo do WordPress. Dadas essas estatística. Não seria uma surpresa se os proprietários de sites. Designers ou desenvolvedores procurassem compreender como o WordPress funciona e o que é. Se você precisar de um pouco mais de argumentos, aqui estão alguns fatos rápidos sobre isso:
- Tem uma grande comunidade
- Tem um processo fácil de configuração e instalação
- Tem uma interface amigável
- Tem uma ampla seleção de temas, plugins e widgets
Com todas essas vantagens do WordPress. É fácil ver por que ele pode ser uma plataforma de referência para desenvolvedores web avançados e empreendedores iniciantes. Ele se torna fácil o bastante para ser configurado, de modo que os novos não terão muito o que pensar. Todavia se torna bastante diversificado para receber uma série de diferentes temas. Plugins e widgets, com os quais um desenvolvedor pode brincar.
Dada a importância do WordPress para quem está interessado, é apenas uma questão de entender como o WordPress trabalha para aprender a melhor forma de maximizá-lo para alcançar seu objetivo.
O que é o WordPress?
WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que oferece a capacidade de publicar, editar, modificar, organizar, excluir e manter o conteúdo em um único espaço central. Pode ser uma série de textos, fotografias, vídeos ou arquivos de áudio. Esses elementos podem ser apresentados da maneira que você quiser, o que, por sua vez, é o mais forte do WordPress. Certamente é uma plataforma poderosa para armazenar e manipular informações, contudo também tem o dom de exibir elegantemente essas informações na Web com ótimo SEO.
Oficialmente, existem duas versões do software WordPress – WordPress.com e WordPress.org ja conversamos sobre ambas em nosso blog confira a diferença entre WordPress.com e WordPress.org
A principal diferença entre os dois é que, para o .com, você começará em um lugar onde você tem um site com algum grau de funcionalidade disponível, enquanto que com .org, você terá que criar um site a partir do zero, incluindo a instalação de plugins e afins.
O WordPress é gerenciado por uma equipe central de desenvolvimento de indivíduos experientes e é apoiado por uma comunidade internacional comprometida com programadores e designers independentes de ‘código aberto’.
A equipe de desenvolvimento principal gerencia as atualizações de software, que incluem aprimoramentos de recursos e segurança de qualquer vulnerabilidade de código em potencial. Por outro lado, a “comunidade de código aberto” faz backup deles com conhecimento imediato e suporte para melhorias e correções de bugs, bem como uma ampla variedade de opções para aplicativos de plug-in ou estruturas de design (ou seja, temas e modelos).
Os aplicativos de plug-in ou estruturas de design são, na maioria das vezes, soluções pagas para garantir que todos os que desejarem participar apresentem um trabalho de qualidade que corresponda ao que as diferentes empresas precisam. A propriedade de sites e de pegadas na web faz do WordPress o inegável líder mundial em negócios. Vindo desses pedaços de informação, agora é hora de chegar ao núcleo de como o WordPress funciona.
Como o WordPress funciona?
O WordPress precisa de dois componentes para funcionar no seu servidor web: PHP e MySQL.
PHP é o idioma em que o WordPress é escrito, o que o torna dinâmico. O PHP é uma linguagem do lado do servidor. O que significa que ele é executado em seu servidor da web antes de uma página ser exibida no navegador. O PHP é atualmente uma das linguagens mais populares da web hoje, em parte devido à popularidade do próprio WordPress!
É ótimo em adicionar informações aos bancos de dados e extrair informações deles com base em um determinado critério. A partir daqui, essa informação pode ser inserida em uma página HTML.
Por outro lado, o MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto, que pode ser comparado a trabalhar com uma planilha complexa de arquivos de dados sob vários títulos relacionados.
Os usuários têm acesso ao banco de dados onde dados de todos os tipos podem ser criados, atualizados, lidos e excluídos (CRUD). O MySQL é o segundo sistema de gerenciamento de banco de dados mais usado no mundo e é extremamente rápido em responder a consultas.
Leve estes pontos em consideração para entender melhor como o WordPress funciona.
Agora, tenha em mente que o WordPress funciona em três níveis:
- Ele fornece uma interface fácil (conhecida como painel de controle) para os proprietários de sites gerenciarem seu banco de dados de conteúdo.
- Ele cria consultas MySQL para o banco de dados, recebe as informações e publica a página contendo os dados necessários no caminho quando é solicitada por um navegador.
- Ele dá as boas-vindas à variedade por meio de temas, plugins e códigos de acesso, de modo que qualquer funcionalidade desejada por um proprietário de site possa ser adicionada ao site, pois eles entendem o PHP e estudam os códigos do WordPress.
O WordPress contém todo o conteúdo do banco de dados MySQL. Como essa informação é apresentada na web depende do tema. Há muitos temas disponíveis no WordPress que você pode conferir, Conforme o Jupiter. O WordPress CMS permite que você altere o tema sem mexer no conteúdo do site.
WordPress pode ser acessado em três níveis:
- O site voltado para o usuário que é acessado sempre que alguém visita um caminho manipulado pelo WordPress – seja um blog. Uma página ou uma lista.
- A área administrativa – também conhecida como o painel. Isso é acessível sempre que você faz o login no WordPress como administrador.
- Os próprios arquivos do WordPress no servidor – isso contém os arquivos com o código WordPress real (conhecido como o Core), juntamente com arquivos de tema, arquivos de plug-in, CSS e afins.
Com todas estas coisas para tomar nota, você pode ficar um pouco abalado sobre como funciona o WordPress. Leve o seu tempo com cada ponto para que você possa entendê-los melhor. Você está no caminho para criar um site deslumbrante!
Elementos do WordPress
painel de controle
Você acessa o seu Painel do WordPress adicionando o / wp-admin ao URL do seu site ( https://yoursitename.com/wp-admin ). Quando você está trabalhando no Painel do seu site, ele é referido como trabalhando no “back-end” do seu site.
Existem duas partes para o WordPress: O Público e o Privado. Você pode compará-lo à área pública e à área de back-office de qualquer empresa. O front-end do site é o que o visitante do site vê em seu navegador. Bem como o back-end é onde você gerencia o conteúdo.
Temas
O tema escolhido determina o visual do seu site. O tema consiste em arquivos PHP com HTML, CSS e Javascript. Todos trabalhando juntos para exibir seu site de uma maneira única. Não se preocupe em estragar seu conteúdo ao atualizar seu site. Você pode alterar seu tema sem afetar o conteúdo.
Plugins
Plugins WordPress são pedaços de código que ampliam a funcionalidade do seu site WordPress. Ele adiciona funções como comércio eletrônico, agendamento de calendários e análise de visitantes do site. Os plug-ins ajudam você em uma grande variedade de tarefas, como upload, gerenciamento ou manipulação de imagens, documentos, áudio, vídeo e muito mais.