Magento vs. WooCommerce, qual a melhor plataforma de loja virtual? Este artigo descreve os pontos fortes e fracos de ambas as plataformas e permitirá que você tome uma decisão consciente.

Antes de tudo, os dados estatísticos fornecem-nos informações amplas e permitem-nos estar à frente da concorrência. Você pode estar interessado em saber, então, que em 2021, espera-se que o número de compradores online aumente para 2,14 bilhões – um aumento colossal de 77% em apenas cinco anos!

Conforme o crescimento, há um aumento subsequente na necessidade e no uso de boas plataformas de e-commerce. Felizmente, muitas ferramentas estão disponíveis.

De todas essas ferramentas, no entanto, WooCommerce e Magento estão entre as mais populares. De acordo com a BuiltWith, o WooCommerce é a ferramenta de loja virtual mais popular, bem como abastecendo 28% das lojas no BuiltWith Top 1 Million. Por outro lado, Magento está em terceiro lugar, abastecendo 9% das lojas (enquanto o Shopify está em segundo lugar com 19% de participação de mercado).

Ao contrário do Shopify, WooCommerce e Magento são plataformas de código aberto, portanto, compartilham algumas semelhanças a esse respeito. Mas, ao mesmo tempo, existem muitas diferenças importantes, então você vai querer ter certeza de que escolheu a plataforma certa para sua loja.

 

Visão geral do WooCommerce

 

O WooCommerce não é uma ferramenta de loja virtual independente. Em vez disso, é um plugin para o popular software WordPress, que é usado por mais de 41% de todos os sites na Internet.

Essencialmente, o WordPress fornece a base para o seu site e, em seguida, o WooCommerce adiciona a funcionalidade de e-commerce. Como o WordPress, o WooCommerce é a forma mais popular de fazer uma loja virtual, abastecendo 28% das lojas de e-commerce no Top 1 Million da BuiltWith.

O WooCommerce é usado por lojas de todos os tamanhos. Na extremidade menor, muitas startups e empreendedores usam WooCommerce. Mas, ao mesmo tempo, também é usado por empresas maiores como Singer , Weber e Airstream Supply Company.

Existem muitas razões pelas quais WooCommerce lidera o pacote quando se trata de e-commerce. Mas quando comparado ao Magento, três se destacam:

  1. Acessibilidade: O próprio WooCommerce é gratuito e suas extensões são mais acessíveis do que outras plataformas.
  2. Fácil de usar: O WooCommerce é simples o suficiente para usuários não técnicos usarem e configurarem. Além disso, a maioria das lojas pode sobreviver com extensões “prontas para uso”, o que significa que talvez você nunca precise contratar um desenvolvedor.
  3. Suporte / facilidade de encontrar ajuda: Como WooCommerce e WordPress são tão populares, é fácil encontrar ajuda da comunidade e os desenvolvedores de WordPress/WooCommerce são abundantes e acessíveis.

 

Visão geral do Magento

 

Sobretudo, Magento é um software autônomo de loja virtual. Ou seja, Magento é 100% independente, enquanto WooCommerce é uma extensão do software WordPress.

Enquanto o WooCommerce se concentra em ajudar lojas de todos os tamanhos, o Magento se concentra principalmente em ajudar empresas de médio a grande porte a criar lojas online. Tem algumas grandes marcas usando-o como Nestlé (Nespresso) e Land Rover , mas não tem a mesma popularidade entre as pequenas empresas e é raro encontrar um empreendedor usando Magento.

Por causa do foco empresarial do Magento, ele foi adquirido pela Adobe em 2018 para que a Adobe pudesse se encaixar no conjunto de ferramentas voltadas para empresas da Adobe (chamado Adobe Experience Cloud).

Existem duas “versões” do Magento:

  • Magento Open Source – este é o software de código aberto que você pode instalar gratuitamente em sua hospedagem na web. Para a maioria das pequenas empresas, é isso que você usaria.
  • Magento Commerce – esta é uma oferta comercial da equipe Magento que está mais focada em empresas. Ele tem mais recursos e há versões hospedadas na nuvem ou no local. Os planos começam em torno de US $ 2.000 por mês, portanto, essa não é uma opção para a maioria das lojas menores de e-commerce.

Como o Magento Commerce é caro e focado na empresa, vamos nos concentrar principalmente no software Magento de código aberto.

Comparado ao WooCommerce, Magento é mais complicado e você normalmente precisará da ajuda de um desenvolvedor para colocar sua loja em funcionamento.

No entanto, a vantagem é que o Magento é um software muito flexível e pronto para empresas. Ele também pode escalar melhor em situações extremas, que é outro motivo pelo qual é popular em empresas muito grandes.

 

O que você deve procurar em uma plataforma de loja virtual?

 

Antes de mais nada, escolher a plataforma certa é a chave para o sucesso da sua loja. Definitivamente, sua escolha de plataforma de loja virtual afetará…

  • As experiências de compra do seu visitante.
  • O quão otimizados são seus processos de administração de back-end.
  • Seus esforços de marketing.
  • Seus custos.
  • Etc.

Além disso, sempre haverá uma boa quantidade de aprisionamento com qualquer plataforma que você escolher. Embora existam maneiras de migrar do Magento para o WooCommerce (ou o contrário), é um processo muito difícil que ainda envolverá muito trabalho manual e algum tempo de inatividade.

Por isso, você realmente vai querer fazer sua pesquisa antes de seguir em frente com qualquer uma das plataformas. Logo, listamos alguns fatores-chave a serem considerados:

  • Seu orçamento.
  • Como uma plataforma é fácil de usar (especialmente se você não for uma pessoa muito técnica).
  • Quão flexível e rica em recursos é uma plataforma.
  • Quais gateways de pagamento você pode usar (incluindo quaisquer gateways de pagamento locais que você possa precisar).
  • Integrações de terceiros com serviços de atendimento, gerenciamento de estoque, contabilidade, etc.
  • E por fim, qual será o tamanho da sua loja em termos de número de produtos, tráfego, pedidos, etc.

 

Magento vs. WooCommerce: uma comparação detalhada

 

Agora, vamos entrar em nossa comparação mais detalhada entre Magento e WooCommerce. Para ajudá-lo a fazer sua escolha, compararemos e classificaremos essas duas plataformas em 13 áreas principais:

Preços / orçamento

Ambos Magento e WordPress / WooCommerce são software de código aberto, o que significa que não há custo para o software principal.

A exceção é a edição Magento Commerce, que custa cerca de ~ $ 2.000 por mês no mínimo. Mas, novamente, estamos nos concentrando principalmente no Magento Open Source para esta comparação, que é gratuita.

Os custos mínimos para criar uma loja com ambos são:

  • Nome de domínio – cerca de US $ 10 por ano.
  • Hospedagem na Web – variável dependendo do tamanho, complexidade e tráfego de sua loja. Nesse sentido, confira também o nosso artigo sobre as melhores hospedagens para o WordPress.

 

Preços de complementos

Embora o software principal seja gratuito para ambos, é quase certo que você gaste algum dinheiro extra. Portanto, existem dois lugares onde você pode gastar dinheiro:

  • Temas – controlam o design da sua loja. Você só precisa comprar um tema.
  • Plugins / extensões – adicionam novos recursos à sua loja. Você provavelmente precisará comprar vários complementos pagos.

Os temas do Magento são um pouco mais caros do que os temas do WooCommerce, embora a diferença não seja grande. Por exemplo, os temas mais vendidos do Magento na ThemeForest custam ~ $ 80, enquanto os temas mais vendidos do WooCommerce custam ~ $ 60.

As extensões do Magento também são geralmente mais caras do que o WooCommerce, embora obviamente dependa da extensão específica em questão.

Por exemplo, digamos que você queira adicionar um edifício visual de arrastar e soltar à sua loja para poder criar designs sem precisar saber nenhum código. O popular Magezon Page Builder para Magento custa $ 169, enquanto Elementor Pro para WooCommerce custa apenas $ 49.

Para outro exemplo, digamos que você deseja integrar com a FedEx para taxas de envio em tempo real. Uma extensão Magento para isso custa $ 169, enquanto a versão WooCommerce do plugin (do mesmo desenvolvedor) custa apenas $ 69.

 

Preços do desenvolvedor

Se você precisa de trabalho de desenvolvimento personalizado, normalmente pode encontrar desenvolvedores WordPress / WooCommerce por taxas mais baratas do que desenvolvedores Magento (porque o WordPress é mais popular).

Para as taxas horárias, os desenvolvedores Magento geralmente rodam na faixa de $ 65- $ 160, enquanto os desenvolvedores WordPress estão mais para $ 30- $ 120 (embora obviamente haja muita variação dependendo do desenvolvedor e da localização).

Tipo de Despesa WooCommerce Magento
Software central Livre Livre
Custos de hospedagem ~ Semelhante ~ Semelhante
Temas ⬇️ Menos caro ⬆️ Mais caro
Plugins / extensões ⬇️ Menos caro ⬆️ Mais caro
Desenvolvedores ⬇️ Menos caro ⬆️ Mais caro

🏆 Vencedor: WooCommerce. Enquanto Magento e WooCommerce são projetos de código aberto gratuitos quando se trata do software principal, WooCommerce ainda será mais barato porque todas as outras partes de administrar uma loja (temas, plug-ins, desenvolvedores) custam menos.

 

Fácil de usar

Se você está tentando construir e gerenciar uma loja por conta própria (ou entregá-la a um cliente não técnico), a facilidade de uso é uma consideração importante.

Quando se trata de facilidade de uso, WooCommerce é o vencedor claro. Magento tem uma curva de aprendizado muito maior – é mais complicado em geral, e o painel do Magento é muito mais complicado.

Com WooCommerce, o painel é bastante simplificado e não muito ocupado:

Da mesma forma, adicionar um produto é muito fácil de fazer, com poucas opções para configurar:

O Magento, por outro lado, tem um painel muito mais complexo. Adicionar um produto é muito mais complicado, com muitos campos para configurar:

Do ponto de vista da flexibilidade, é bom ter tantas opções de personalização. Mas de uma perspectiva de curva de aprendizado e facilidade de uso, o painel do Magento parece muito mais intimidante e levará mais tempo para aprender.

🏆 Vencedor: WooCommerce.

Características

WooCommerce e Magento são plataformas de loja virtual com recursos completos, portanto, vêm com todos os recursos básicos que você esperaria de uma ferramenta desse tipo.

WooCommerce Magento
Produtos físicos ✔️ ✔️
Produtos variáveis ✔️ ✔️
Produtos digitais ✔️ ✔️
Produtos de assinatura ✔️ * ✔️ *
Carrinhos de compras ✔️ ✔️
Checkout + gateways de pagamento ✔️ ✔️
Cupons / descontos ✔️ ✔️
Cálculos de envio ✔️ ✔️
Cálculos de impostos ✔️ ✔️
Gestão de pedidos ✔️ ✔️
Gestão de clientes ✔️ ✔️
Relatórios ✔️ ✔️
Aplicativo móvel ✔️ ❌✔️ **

* Requer complemento pago – não recursos principais.

** Existe um aplicativo de terceiros, mas nenhum aplicativo de administração oficial.

Uma área em que o WooCommerce tem uma grande vantagem é se você deseja criar conteúdo que não seja de e-commerce, como um blog. Como o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de uso geral, ele tem um sistema muito mais robusto e amigável para a criação de outros tipos de conteúdo.

Você pode criar um blog usando extensões Magento de terceiros, mas ainda é muito limitado e não amigável. Por causa disso, você ainda encontrará muitas lojas Magento usando WordPress para seus blogs. Com o WooCommerce, você obtém essa flexibilidade integrada e elimina a necessidade de usar duas plataformas diferentes.

A favor do Magento, você obtém recursos um pouco mais avançados para gerenciar grandes catálogos e estoques.

🏆 Vencedor: Empate. Ambos têm todos os recursos principais. Ambos também têm pontos fortes em certas áreas, então realmente depende do que você mais valoriza.

Código aberto

WooCommerce é 100% um projeto de código aberto. Magento Open Source também é um projeto de código aberto.

A única diferença é que o Magento também possui uma licença separada do Magento Commerce que adiciona alguns novos recursos.

No entanto, como estamos focando principalmente no Magento Open Source nesta comparação, é justo dizer que ambos os projetos são “igualmente” open source.

🏆 Vencedor : Empate.

Opções de envio

WooCommerce e Magento têm opções de envio flexíveis que permitem configurar um ou mais métodos de envio conforme necessário. Para situações mais avançadas, como usar um serviço de atendimento ou calcular taxas em tempo real de um provedor, você pode recorrer a complementos de terceiros.

WooCommerce Magento
Classes de envio ✔️ ✔️
Zonas de envio ✔️ ✔️
Taxa de envio da tabela ✔️ ✔️
Taxas USPS em tempo real ✔️ ✔️
Taxas FedEx em tempo real ✔️ ✔️
Envio Grátis ✔️ ✔️
Recolha e entrega local ✔️ ✔️

* Alguns desses recursos exigirão complementos – nem todos são recursos básicos.

🏆 Vencedor : Empate.

Extensões e Plugins

WooCommerce e Magento permitem que você estenda o software principal com complementos:

  • O WooCommerce os chama de “plug-ins”.
  • Magento os chama de “extensões”.

O bom do WooCommerce é que, além de todos os plug-ins construídos especificamente para o WooCommerce, você também obtém acesso a todos os plug-ins de uso geral do WordPress.

No diretório oficial de plug-ins gratuitos do WordPress.org , você encontrará mais de 58.000 plug-ins. Se você expandir sua pesquisa para mercados premium como CodeCanyon , você encontrará milhares de opções premium.

É claro que nem todos esses plug-ins são desenvolvidos especificamente para o WooCommerce. Mas mesmo plug-ins que não são 100% para WooCommerce podem ser úteis para lojas WooCommerce.

No diretório oficial de extensões do Magento , você encontrará mais de 3.800 extensões gratuitas ou pagas.

WooCommerce Magento
Mercado Oficial 58.000 + * 3.800+
CodeCanyon 3.300+ 700+

* Este é o número total de plug-ins WooCommerce – nem todos serão úteis para as lojas WooCommerce, mas muitos são.

🏆 Vencedor: WooCommerce tem a vantagem porque você pode usar todos os plug-ins do WordPress, mas o Magento ainda tem uma grande biblioteca, então não fica muito atrás.

Temas

Enquanto plug-ins e extensões permitem adicionar novos recursos à sua loja, os temas ajudam a controlar o design de sua loja.

Ambos WooCommerce e Magento suportam temas pré-fabricados, o que significa que você pode comprar uma solução “pronta para usar” em vez de precisar projetar sua loja do zero (embora você certamente possa fazer isso se quiser).

O WordPress tem milhares de temas disponíveis, incluindo opções gratuitas e pagas. Muitos temas são criados especificamente para lojas WooCommerce, mas mesmo os temas não anunciados especificamente para e-commerce ainda costumam oferecer suporte WooCommerce.

Depois de escolher um tema, você pode personalizá-lo facilmente usando um editor não técnico com uma visualização:

Uma alternativa para um tema WooCommerce pré-fabricado é usar o Elementor WooCommerce Builder, que permite projetar sua loja inteira usando um construtor visual de arrastar e soltar. Isso dá a você mais flexibilidade do que um tema pronto para uso, porque você pode personalizar todos os seus modelos, incluindo a página de um único produto.

Embora o Magento tenha um diretório de temas oficial, ele contém apenas uma seleção muito limitada de 11 temas. Felizmente, os mercados de terceiros são muito mais flexíveis e você pode encontrar centenas de temas premium em mercados como ThemeForest e TemplateMonster .

Ao contrário do WooCommerce, o Magento não oferece uma maneira não técnica de personalizar as configurações de um tema – você precisará fazer isso por meio de um código.

WooCommerce Magento
Mercado Oficial 1.100+ 11+
ThemeForest 1.300+ 500+
TemplateMonster 700+ 500+

* Os números acima são apenas para temas WooCommerce – o número real de temas WordPress é muito maior.

🏆 Vencedor: WooCommerce. WooCommerce tem mais temas disponíveis, incluindo opções gratuitas e pagas. Também é mais fácil personalizar um tema WooCommerce.

Personalização

Por serem projetos de código aberto, WooCommerce e Magento são altamente personalizáveis.

Para muitos recursos, você pode personalizar sua loja usando um plug-in ou extensão pronto para uso. Se um complemento pré-criado não estiver disponível, você ainda terá acesso total ao código-fonte subjacente da sua loja, o que significa que você sempre pode contratar um desenvolvedor para fazer os ajustes necessários.

🏆 Vencedor: Empate. Ambas as plataformas são altamente personalizáveis.

Apoiar

Como Magento e WooCommerce são projetos de código aberto gratuitos, você não deve esperar um bate-papo ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, como se fosse um serviço pago como o Shopify. Em vez disso, você precisará contar com o apoio da comunidade.

Aqui, o WordPress e o WooCommerce têm a vantagem porque são mais populares. Em suma, você pode encontrar mais conteúdo e comunidades mais / maiores baseadas no WooCommerce, o que significa que é mais fácil obter ajuda quando você precisar.

🏆 Vencedor: WooCommerce. Embora nenhum dos dois tenha uma equipe de suporte dedicada, a popularidade do WordPress e do WooCommerce torna mais fácil encontrar o suporte da comunidade se você tiver problemas.

Soluções de Pagamento

Em termos das opções que você tem para aceitar pagamentos em sua loja, WooCommerce e Magento são bastante flexíveis. Ambos suportam todos os métodos de pagamento online e offline que você esperaria. E se isso não for suficiente, ambos tornam mais fácil para você integrar seus próprios gateways de pagamento (embora você possa precisar contratar um desenvolvedor se não conseguir encontrar uma extensão pronta para o gateway).

Uma diferença para usuários não técnicos é que o WooCommerce oferece sua própria solução de pagamento baseada em Stripe, chamada WooCommerce Payments (embora esteja disponível apenas para comerciantes nos EUA no momento).

Magento não oferece essa solução integrada, então você precisará fazer tudo por meio de gateways de terceiros.

WooCommerce Magento
Sem taxa de transação adicionada ✔️ ✔️
Solução de pagamento integrada ✔️ (desenvolvido por Stripe)
PayPal / Braintree ✔️ ✔️
Listra ✔️ ✔️
Authorize.net ✔️ ✔️
Integrar fornecedores personalizados ✔️ ✔️
Pagamentos offline ✔️ ✔️
Pagamentos criptográficos ✔️ ✔️

🏆 Vencedor: Empate. No geral, as duas plataformas oferecem bastante flexibilidade para configurar suas soluções de pagamento.

Desempenho

Desempenho é a chave para lojas de comércio eletrônico para garantir uma boa experiência do usuário e maximizar suas taxas de conversão.

Existem muitas variáveis ​​que influenciam o desempenho, como hospedagem de sua loja, otimização de front-end, uso da rede de distribuição de conteúdo e muito mais.

Em geral, ambas as plataformas podem funcionar muito bem, desde que você as otimize para desempenho . Para ajudá-lo a fazer isso, ambas as plataformas vêm com soluções de cache e outras ferramentas de otimização de desempenho.

Por exemplo, Magento 2 inclui cache de página embutido e otimização de código, enquanto você pode realizar a mesma coisa usando plug-ins de cache do WordPress e outros plug-ins de otimização de desempenho.

🏆 Vencedor: Empate. Ambas as plataformas podem ser otimizadas para desempenho.

Escalabilidade

Escalabilidade refere-se a quão bem uma plataforma pode lidar com cenários de alto tráfego / fluxo de pedidos.

A escalabilidade é uma das grandes vantagens do Magento e uma das razões pelas quais o Magento é mais popular com empresas maiores. Todas as coisas iguais, Magento escalará melhor que WooCommerce graças a detalhes técnicos como uma arquitetura de banco de dados mais otimizada para e-commerce e sua estrutura Model-View-Controller (MVC). Magento também é melhor no gerenciamento de grandes catálogos de produtos (como milhares de produtos).

Com isso dito, o WooCommerce ainda é escalável o suficiente para a maioria das pequenas e médias empresas, especialmente se você contratar um desenvolvedor para ajustar a estrutura do banco de dados do WooCommerce e fazer outras melhorias.

🏆 Vencedor: Magento. No entanto, embora o Magento seja mais escalável, o WooCommerce ainda será escalonável o suficiente para a maioria das lojas de e-commerce.

SEO

WooCommerce e Magento são flexíveis do ponto de vista de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Por meio de recursos e / ou extensões integrados, ambas as plataformas suportam:

  • Títulos de SEO e descrições meta, incluindo a configuração de modelos com marcadores dinâmicos.
  • Estruturas de URL / slugs.
  • Sitemaps XML.
  • URLs canônicos.
  • Robots.txt.
  • Etc.

Com o Magento, a maioria dessas opções são integradas ao software principal. Com o WordPress, você pode usar um dos muitos plug-ins populares de SEO .

🏆 Vencedor: empate – apenas certifique-se de instalar um plugin de SEO se estiver usando WooCommerce.

Magento vs. WooCommerce: qual você deve escolher para loja virtual?

 

Para recapitular tudo que cobrimos acima, aqui está uma tabela comparando os vencedores de cada seção:

WooCommerce Magento
Preços / orçamento 🏆
Fácil de usar 🏆
Características 🏆 🏆
Código aberto 🏆 🏆
Opções de envio 🏆 🏆
Extensões e plug-ins 🏆
Temas 🏆
Personalização 🏆 🏆
Apoiar 🏆
Soluções de pagamento 🏆 🏆
Desempenho 🏆 🏆
Escalabilidade 🏆
SEO 🏆 🏆

Como resultado, o WooCommerce tem algumas vantagens importantes que o tornam a melhor opção para a maioria das pessoas:

  • Fácil de usar – WooCommerce tem uma curva de aprendizado menor que o Magento e geralmente é mais fácil de usar.
  • Acessibilidade – embora o software principal seja gratuito em ambos os casos, o WooCommerce será mais acessível porque todas as outras partes da criação de uma loja são mais baratas (plug-ins, temas, desenvolvedores, etc.).
  • Disponibilidade de suporte / desenvolvedor – assim como o WordPress e WooCommerce são mais populares que Magento, é muito mais fácil encontrar ajuda, seja por meio do suporte da comunidade ou encontrando um desenvolvedor especialista.

Por essas razões, achamos que WooCommerce é a melhor escolha para a maioria das pessoas.

Se precisar de ajuda especializada com qualquer coisa relacionada ao WordPress, entre em contato com nossa equipe de suporte especializado em WordPress .